Com o objetivo de analisar o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e nas microrregiões do Amazonas, em especial na microrregião do Purus e do Madeira, o curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) produziu o “Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus”. A primeira edição do periódico foi publicada na página do Instagram do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia (Nepe) da UEA.
O boletim é fruto do Projeto de Extensão Boletim Regional, Urbano e Ambiental de Manaus, vinculado à Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA). A produção do periódico abrangeu três aspectos: (a) coleta, compilação e análise de dados; (b) levantamento bibliográfico; e (c) contato com pessoas munidas de certa expertise na área estudada para dirimir questões complexas. O boletim utilizou informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE) e outras fontes.
A coordenadora do projeto de extensão e professora da UEA, Elane Conceição de Oliveira, destacou que o mundo é cada vez mais urbano e cercado de cidades pequenas, médias ou grandes, densamente populosas e com inúmeros problemas urbanos extremamente desafiadores para os gestores municipais. A urbanização, aponta a coordenadora, é um dos cinco principais impulsionadores das mudanças ambientais por causa da perda de biodiversidade e da poluição.
“Nessa primeira edição, a equipe de trabalho elaborou um índice de gestão ambiental (IGA), mostrando o nível de implementação de instrumentos de gestão ambiental nos municípios amazonenses que direta ou indiretamente são atingidos por problemas como ocupações desordenadas; incompatibilidade entre uso da terra e áreas que deveriam ser preservadas; condições desfavoráveis de moradias; ausência de serviços de saneamento básico e infraestrutura urbana; degradação ambiental por conta do desmatamento; entre outros problemas”, explicou.
Nesse momento, o que se espera desse projeto, segundo a professora Elane, é proporcionar à sociedade uma informação de qualidade, concisa e clara sobre instrumentos de gestão ambiental municipal; proporcionar aos alunos a interface entre os conteúdos apreendidos em sala de aula e aplicá-los na pesquisa científica; realizar interface entre à academia e a iniciativa pública e privada; democratizar o conhecimento científico por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão.
Equipe
O boletim foi produzido pelos bolsistas e alunos do curso de Ciências Econômicas, Graziela de Carvalho Martins e Israel Cristian Bezerra de Souza, sob a orientação do professor mestre Armando Clovis Marques de Souza e coordenação da professora doutora Elane Conceição de Oliveira.
Elane Conceição enfatiza ainda que a pretensão da equipe é que o boletim seja publicado na revista “Redes de Desenvolvimento Regional”, na Chamada de Artigos para o Dossiê Temático: “Urbanização, Pequenas Cidades e Desenvolvimento Territorial”, e que serão elaborados quatro boletins durante o período do projeto de extensão.