AM: Presidente Figueiredo recebe Programa Nacional de Saneamento Rural

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado do Amazonas lançaram o Projeto-Piloto do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), na Comunidade Rural de Presidente Figueiredo, Boa União, localizada no Ramal do Rumo Certo (a 165 km de Manaus). O objetivo do Programa é levar saneamento básico, tratamento de esgoto e qualidade na água ofertada para a população local.
Com investimentos do BID, outras comunidades rurais dos Estados do Piauí, Bahia e Distrito Federal já receberam o Programa Serviços Sustentáveis e Inovadores de Água, Saneamento e Higiene em Zonas Rurais (SIRWASH) que chega ao Amazonas com esse Projeto-Piloto em Presidente Figueiredo e terá a cooperação técnica da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) do Amazonas.

Para o prefeito do município, Fernando Vieira (PL), a Comunidade Boa União foi escolhida por ser uma comunidade que possui muitos produtores rurais e por ser um polo do Turismo de Pesca daquela região. “O Rumo Certo (ramal), foi escolhido justamente porque é uma comunidade que explora a agricultura e o turismo de pesca e é um ambiente aquático bastante explorado, gerando trabalho e renda para as pessoas”, afirma o prefeito.

O líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul do BID, Gustavo Méndez, explicou que o projeto tem duas fases: o desenho do programa e a construção do plano de ação que será desenvolvido ainda neste mês de fevereiro.

“O que nós esperamos, a partir desta implementação, é alcançar três objetivos. O primeiro, resolver a problemática de saneamento rural da comunidade Rumo Certo, com ferramentas, governança institucionalizada e implementada. O segundo, gerar condições para que possam avançar na universalização dos serviços. E, por fim, ter um município fortalecido para que possa replicar essa experiência em outras comunidades”, disse Mendez.

O representante do Governo do Estado, Leonardo Barbosa, destacou a importância da prefeitura nesse Programa, para a manutenção posteriormente à implementação. “O Estado pretende entrar com investimentos estruturantes na comunidade Rumo Certo, em drenagem urbana, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Ao final da execução desses investimentos, quem fica responsável por conservar, operar e manter os sistemas funcionando é a prefeitura. Então a prefeitura é um parceiro essencial nessa etapa”, ressaltou Barbosa.

A reunião aconteceu na última quinta-feira (06) e contou com as equipes da Sedurb, UGPE, Funasa, Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Governo (SemGov), de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), de Habilitação e Assuntos Fundiários (Sahaf) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e da Associação Comunitária Boa União do Rumo Certo.

FOTOS: RODRIGO GARCIA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rodrigo Amazônida
(92) 99401-5272

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui