Deputada Mayra Dias entrega diploma ‘Mulher Cidadã Amazonense’ à assistente social Maria Rosa de Oliveira

Maria Rosa possui uma trajetória de mais de 30 anos dedicados à saúde pública na região do Baixo Amazonas

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) participou nesta quarta-feira (12) da entrega do diploma “Mulher Cidadã Amazonense”, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (08/03).

A honraria reconhece mulheres que se destacam na promoção da cidadania e no desenvolvimento social do estado. Por indicação da parlamentar, a assistente social e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parintins, Maria Rosa de Oliveira Silva, foi uma das agraciadas, em reconhecimento à sua trajetória de mais de 30 anos dedicados à saúde pública na região do Baixo Amazonas.

Mayra Dias destacou o papel fundamental de mulheres como Maria Rosa, que dedicam suas vidas ao bem-estar coletivo. “Ser mulher é resistir, romper barreiras e enfrentar desafios diários sem perder a ternura e a força. Precisamos reconhecer cada uma delas, como a Maria Rosa, que há décadas transforma a vida da população parintinense”, ressaltou.

O reconhecimento de Maria Rosa reforça a importância de homenagear mulheres que, com trabalho e dedicação, fazem a diferença na sociedade amazonense.

*Histórico da homenageada*

Maria Rosa de Oliveira Silva nasceu em Parintins (AM) em 2 de fevereiro de 1961, filha de José Alves Barbosa e Jarina de Oliveira Silva. Mãe de quatro filhos e avó de sete netos, Maria Rosa se considera uma mulher realizada tanto na vida pessoal quanto profissional.

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Tocantins (UNITINS) e especialista em Saúde Pública e da Família pela Faculdade Kurios, além de Educação Permanente na Gestão Regionalizada do SUS pela Fiocruz Amazônia, Maria Rosa construiu uma carreira sólida no serviço público.

Iniciou sua trajetória como técnica de enfermagem na UBS Dr. Todda e assistente administrativa no Cerimonial do município de Parintins. Após sua graduação, atuou como assistente social nos hospitais Pe. Colombo e Jofre Cohen.

Entre 2017 e 2019, foi diretora do Hospital Regional Jofre Cohen na gestão do ex-prefeito Frank Bi Garcia e, atualmente, integra o Gabinete Civil da Prefeitura de Parintins. Além disso, colabora voluntariamente em diversas ações sociais e é presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parintins.

Fotos: Tadeu Rocha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui