Despertar o interesse e ampliar o conhecimento do público sobre a malária são os objetivos de um evento apoiado pelo Governo do Amazonas. A iniciativa é amparada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 003/2025.
O evento será realizado em Manaus e Parintins (localizada a 369 km da capital) entre os dias 18 e 23 de outubro. A ideia é explicar ao público como o parasita Plasmodium se desenvolve e é transmitido.
O projeto é coordenado pela doutora em Genética e Biologia Molecular e diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Stefanie Costa Pinto Lopes, e tem o objetivo de contribuir para a redução do impacto da malária ao popularizar informações sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do controle da doença.
A programação acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em sua 22ª edição tem como tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
A coordenadora explica que ações desse tipo são importantes não apenas para o avanço da pesquisa científica, mas também para levar o conhecimento para além dos espaços acadêmicos.
“A expectativa é contribuir para a formação de uma cultura científica e de prevenção em saúde nas comunidades amazônicas, aumentando a compreensão sobre o ciclo de vida do Plasmodium, as formas de transmissão e as estratégias de controle da malária”, ressaltou Stefanie Costa.
A programação inclui a exibição de materiais audiovisuais, que posteriormente serão disponibilizados nas redes sociais da Fiocruz Amazônia. Também serão realizadas rodas de conversa, palestras e distribuídos conteúdos impressos relacionados ao tema.
Programação
No dia 18 de outubro, será realizada em Manaus a exposição “Ciclo de vida do parasita da malária” na sede da Fiocruz Amazônia, localizada na Rua Terezina, Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital. A mostra é conduzida por uma equipe composta por bolsistas de Iniciação Científica, discentes e pesquisadores do Instituto.
Nos dias 21 e 22 de outubro, será apresentado no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, localizado na Avenida Mário Ypiranga, um projeto de pesquisa que utiliza a Inteligência Artificial para acelerar o diagnóstico da malária.
Em Parintins (localizada a 369 km da capital), a exposição sobre o ciclo de vida do parasita irá acontecer no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), nos dias 22 e 23 de outubro.
Durante as atividades, o público poderá observar exemplares de mosquitos vetores e lâminas contendo o parasita em diferentes estágios de desenvolvimento. O objetivo destas atividades interativas é compreender como a doença é transmitida, diagnosticada, os principais sintomas e quais as estratégias de controle.
Apoio da Fapeam
Para Stefanie Costa, o apoio da Fapeam tem sido fundamental para a popularização da ciência e auxilia na formação de pesquisadores aptos a divulgar seus estudos em linguagem acessível.
“Esse apoio fortalece o diálogo entre ciência e sociedade, interioriza o conhecimento científico e contribui para a construção de uma cultura de prevenção e cidadania em saúde na Amazônia”, concluiu.
Sobre o POP CT&I
O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/