Evento apoiado pelo Governo do Amazonas promove a popularização da ciência no interior do Estado

O evento é desenvolvida no âmbito do programa POP CT&I, da Fapeam 

Foto: Acervo de Fabiane Maia Garcia

Aproximar a universidade das comunidades do interior do Amazonas, levando conhecimento científico para professores e estudantes da educação básica das redes municipais e estaduais é o objetivo do  “Amazônia e a ciência: uma relação necessária para divulgação científica em educação”, evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

A segunda edição do “Amazônia e a ciência: uma relação necessária para divulgação científica em educação” acontecerá entre os dias 1° de outubro e 30 de novembro. As atividades serão realizadas em feiras populares e escolas em Iranduba (distante a 27 km da capital), Manacapuru (68 km), Novo Airão (115 km), Careiro (88 km), Careiro da Várzea (25 km), Presidente Figueiredo (117 km), Rio Preto da Eva (57 km), Tabatinga (1.108 km), Benjamin Constant (1.121 km), Autazes (113 km) e Atalaia do Norte (1.138 km).

O evento é coordenado por Fabiane Maia Garcia, doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora defende que a difusão do conhecimento pode promover o acesso à formação acadêmica.

“O objetivo é tornar a ciência mais próxima e compreensível, desmistificando o ambiente acadêmico e demonstrando que pode ser útil e transformadora para o cotidiano das comunidades”, explicou.

A coordenadora destaca que é necessário tornar acessíveis e transparentes os resultados das pesquisas científicas, com a participação de indivíduos de diferentes formações acadêmicas durante a coleta, análise e divulgação das informações. “O evento pretende estimular o que os organizadores chamam de formação pré-acadêmica, ou seja, preparar professores e jovens para o ingresso em programas de pós-graduação, fortalecendo o vínculo entre educação básica, universidade e sociedade”, ressaltou.

Democratização do acesso à educação

A programação do evento inclui workshops, rodas de conversas e atividades interativas por meio de materiais educativos, como jogos e cartilhas, com uma seleção de pesquisas desenvolvidas na Ufam relacionadas à área da educação e que dialogam com a vida das comunidades amazônicas.

A expectativa é da participação de aproximadamente 550 pessoas, promovendo o diálogo entre pesquisadores, docentes, estudantes, lideranças comunitárias e moradores de comunidades ribeirinhas. Estão entre os temas a serem abordados orientações sobre processos seletivos dos vestibulares das universidades públicas, permanência acadêmica, apoio estudantil, oportunidades de bolsas e os requisitos necessários para a entrada em programas de pós-graduação.

Apoio da Fapeam

Fabiane Garcia definiu o apoio da Fapeam como decisivo para a realização do evento, deslocamento da equipe e produção de materiais pedagógicos. “A parceria com a Fapeam fortalece o papel da ciência como ferramenta de transformação social e garante que a divulgação científica chegue ao interior do Amazonas”, concluiu.

Sobre o POP CT&I

O POP CT&I incentiva e apoia a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em CT&I, fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.

Eventos científicos da Fapeam

A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui