O PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) chega a seu 32º ano, em parceria com o FestQuali. Guiada pelo conceito de “qualidade ampla” (gestão, inovação, ética, sustentabilidade e impacto social), a associação sem fins lucrativos veio somar forças na quarta edição da Feira da Qualidade do PQA, a maior do gênero, em todo o país. Marcado para o período de 8 a 11 de outubro, das 8h às 20h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, o evento tem importância estratégica e traz a participação de diversos setores, incluindo organizações públicas voltadas para o trabalho social. Todos unidos em torno da excelência na qualidade. Durante o evento, ocorrerá também a 26ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, na qual os concorrentes ao PQA, apresentam os processos e soluções que diferenciam suas empresas e organizações no mercado.
A importância da feira atraiu um aumento de 30% nas organizações inscritas: 87 das 96 concorrentes ao prêmio participam da mostra. Já o FestQuali PQA 2025, que está integrado ao evento, trará oito palestrantes de renome, focadas no tema da “Qualidade Ampla e ISO 9001:2026 – Desafios, Inovação e a Nova Cultura da Excelência”, com participação gratuita e direito a certificado. Um dos destaques é o consultor Sammy Obara, que conta com 40 anos de experiência Lean – filosofia de gestão que visa excelência, com o mínimo de recursos e máxima eficiência. Ele já ajudou mais de 450 empresas a implementar o Sistema Toyota de Produção em cinco países.
A expectativa é de uma frequência diária de duas mil pessoas na feira, que também terá área especial reservada às crianças.
“Além dessa grande quantidade de empresas participantes, temos diversidade de segmentos. Durante a tarde, teremos o FestQuali, com palestras. A ideia é também oferecer um ambiente onde o funcionário da organização que vai se apresentar possa levar seu filho. Por isso, estamos trabalhando para montar um lugar para as crianças se divertirem, que terá programação fortalecida no sábado”, resumiu a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, Erlen Lúcia Oliveira Montefusco.
Parceria estratégica
A coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, gestora do Dampi/Fieam e organizadora do evento, destaca a parceria estratégica com o FestQuali como um dos principais trunfos da edição deste ano.
“Fomos procurados pela ABQ (Associação Brasileira da Qualidade), que está envolvida diretamente na criação do FestQuali, que promove um festival da qualidade, de mesmo nome, no Sul do país. A ideia deles era vir a Manaus para conhecer o evento de perto e estão trazendo um palestrante também. Porque o PQA é o programa mais antigo do Brasil, e o único nesse formato. Com essa robustez e alcance, só tem no Amazonas”, garantiu.
A executiva salienta que as palestras do FestQuali estão focadas nas mudanças da ISO, um tema de interesse para todas as empresas, sendo coroado pela apresentação do consultor Sammy Obara, sobre o método Lean e sua experiência na Toyota.
Outros palestrantes de destaque são o diretor de operações na Shainin, Rafael Pavão; e o diretor de Soluções para Clientes da Shainin e especialista global em soluções industriais, Peter Steinhauser. Participam ainda a especialista em gestão e educação na saúde, Mirian Cohen; o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; os co-fundadores do FestQuali, Evandro Ribeiro e Nayara Silva, além da própria organizadora.
Inclusão social
De acordo com Erlen Montefusco, a novidade deste ano é o aspecto inclusivo e de conscientização social.
“Vai ter um lado social e voltado para sociedade mesmo, pelo lado da pessoa humana, pelo CPF. Porque, quando a gente fala da indústria, às vezes acaba focando muito no CNPJ. Vamos ter essa possibilidade, pois temos uma participação muito grande das organizações públicas no PQA. Com isso, a gente amplia o nosso olhar, para começar a ver qual a nossa contribuição real para a sociedade. A indústria trabalha para a sociedade e, dessa forma, a gente pode criar uma interlocução entre todos esses atores”, frisou.
Erlen Montefusco destaca que a Polícia Militar do Amazonas chega ao PQA com a Ronda Maria da Penha, que combate a violência doméstica e familiar contra a mulher, com medidas protetivas e acompanhamento às vítimas.
“É a chance de o PQA mostrar ao público um trabalho social e de conscientização. É tão comum para a pessoa, às vezes, ser maltratada e não perceber. É o marido que, no final do mês, pega todo teu salário e a pessoa não enxerga aquilo como violência. Esse é um assunto relevante para a sociedade”, ressaltou.
A PM participa também com a SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), que planeja, coordena, implementa, fiscaliza e executa a custódia, reeducação e reintegração social de pessoas privadas de liberdade, por conta do cometimento de crimes. A ressocialização dos ex-detentos inclui encaminhamento para o mercado de trabalho, mas estes ainda sofrem preconceito em função de seu passado.
“Essa é a oportunidade de mostrar que essas pessoas merecem uma segunda chance. A gente só conhece um lado e, com a participação dessas organizações no PQA, é possível mostrar o outro, inclusive no trabalho de recuperação e socialização”, observou.
Inscrições ainda abertas
O FestQuali PQA 2025 está integrado ao Prêmio Qualidade Amazonas que, desde 1994, já reconheceu mais de 700 organizações, incentivando a excelência em gestão e processos organizacionais. Neste ano, o PQA continua promovendo a busca por melhorias contínuas em duas modalidades principais: Gestão, focada na evolução corporativa, e Processo, voltada para inovações e práticas sustentáveis. As vencedoras são escolhidas após um rigoroso processo de avaliação que dura meses e envolve mais de 80 profissionais dedicando mais de mil horas nesta tarefa.
Promovido pelo Dampi Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria) da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o PQA 2025 conta com apoio institucional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), e do Governo do Amazonas, por meio da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação). A iniciativa privada também integra esse esforço, representada pelas empresas Pam Plásticos, Q3 Qualidade, Click IP e TS Suprimentos.
Erlen Montefusco enfatiza que as pessoas interessadas em participar do evento ainda têm tempo de se inscrever, pelo link do Linkedin (https://lnkd.in/dknUpRFp).
“Estamos fazendo as inscrições pela internet, mas também podem ser feitas na hora, enquanto ainda houver lugar disponível. Tudo é gratuito: feira, mostra, FestQualy. É para a gente fazer uma mobilização pela qualidade mesmo”, arrematou.
Serviço
O que? 4ª Feira da Qualidade (26ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade)/ FestQuali PQA
Quando? 8 a 11 de outubro (8h às 20h)/8/10 (17h às 19h30)
Onde? Centro de Convenções Vasco Vasques – Av. Constantino Nery, 5001
Quanto? Entrada gratuita mediante inscrição online ou presencial
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/4-feira-da-qualidade-e-a-26-mostra-de-gestao-e-melhorias-para-a-qualidade
Crédito das fotos: Antonia Coelho/Divulgação PQA
Assessoria de Imprensa
Ed Blair
(92) 98507-2716