“Um evento inspirador, com impacto financeiro para o município e para as famílias das mulheres empreendedoras”. Assim a prefeita em exercício, Vanessa Goncalves, definiu o Feirão das Manas, realizado pela Prefeitura de Parintins, nesta sexta-feira (14) na Praça Eduardo Ribeiro, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Vanessa sugeriu que o Feirão que reuniu mais de 100 mulheres aconteça todos os meses e destacou a variedade de produtos nos stands, o sabor da gastronomia parintinense, as cores e as formas do artesanato, as novas tendências para o Festival Folclórico, perfumaria, floricultura, fitoterápicos, cosméticos, confecções e outros.
Participaram do Feirão mulheres das Associações quilombolas, Vitória Régia, do Bairro Itaúna II, CAPs AD e CAPs 2, Centro de Costura Dona Cota, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) União, Santa Rita, Paulo Corrêa, Vila Amazônia, Escritório Social, o Instituto do Idoso de Parintins “Gaspar Ribeiro” e mais de 40 mulheres autônomas.
Para a Secretária de Assistência Social, Zeila Cardoso, o Feirão superou as expectativas com a participação de mais de 100 mulheres empreendedoras. “Todas essas mulheres que desenvolvem sua autonomia financeira estão tendo a oportunidade de mostrar sua criatividade. O Feirão é sinônimo de respeito e valorização do governo municipal para as mulheres”, destacou.
Dona Maria Walmira, costureira e autodidata na arte do crochê é um exemplo do recomeço e da autonomia financeira. Após a perda de um filho ela encontrou no Curso de Corte e Costura no Cras União a força para recomeçar. No seu stand de vendas era visível sua alegria. “Hoje tenho meu ateliê, duas ajudantes e faço minha renda diária. A Feira está maravilhosa”, enfatizou.
Do Bairro União, Dona Cléo garantiu sua participação com o tradicional tacacá e farofas regionais.
A consumidora Elcy Ribeiro veio do Bairro Dejard Vieira para conhecer a feira e saiu entusiasmada. “Essa iniciativa ajuda as mulheres a ganhar seu próprio dinheiro”, elogiou.
A aposentada Maria de Jesus Marinho, que trabalha com moda íntima e moda praia considera que a feira é a oportunidade para as mulheres saírem do anonimato.
A Semana encerra com o 1° Fest Dance das Divas, no sábado, 15/03, no Show Clube Ilha Verde.
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Pedro Coelho – SECOM