A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), apresentou em mais uma edição do Governo Presente, os projetos sociais Equoterapia, Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac) e Vitória Régia, neste sábado (21/12), de 8h às 14h, na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, localizada na avenida Samaúma, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
O comandante-geral, coronel PM Klinger Paiva, explica que a cada edição, a PMAM apresenta as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais, que atuam para aproximar a Polícia Militar do Amazonas com a comunidade, promovendo ações de cidadania, educação, atenção à terceira idade e prevenção às drogas.
“É uma excelente oportunidade de apresentar à sociedade a parte social exercida pela Polícia Militar. Nossas equipes policiais combatem a criminalidade de outras formas que vão além da ostensividade. Mais por meio de informações de conscientização, seja dos riscos que os jovens têm indo no caminho das drogas, por exemplo, ou em infrações de trânsito e crimes ambientais”, destacou o coronel Klinger.
Cerca de 80 pessoas passaram pelo estande da Equoterapia, 76 no do Pesac e 380 pessoas na área onde estava a equipe do programa Vitória Régia.
O Pesac atende 21 escolas no Amazonas, sendo 13 na capital e oito no interior. O projeto alcança mais de 21 mil alunos. O objetivo é promover a cidadania, meritocracia, espírito de liderança, civismo e a disciplina na rede de Ensino Público no Amazonas.
Já a equoterapia é referência em tratamentos terapêuticos com auxílio de cavalos. O Núcleo de Equoterapia da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atualmente atende 160 pacientes praticantes da modalidade, eles são atendidos pelas equipes multidisciplinares no Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
O Programa de Educação Ambiental Vitória Régia, do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) apresentou, em seu estande, as ações do programa que possui o objetivo de formar e conscientizar as crianças das escolas da rede pública e privada de ensino para uma postura ecologicamente correta.
Durante o ano letivo, os policiais militares do Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental atuam nas unidades de ensino promovendo atividades de educação ecológica e ambiental para as crianças. Além disso, são promovidas ações como caminhadas ecológicas, plantio de mudas de plantas e palestras e formações voltadas para o cuidado e preservação da natureza e meio ambiente.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTOS: Divulgação/PMAM