A jornada de atendimento e entrega de aparelhos auditivos realizada em Parintins desde o dia 12 de agosto tem emocionado diversas famílias da região. Realizada pela audiologista norte-americana Júlia Shi, em parceria com a Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Saúde, a iniciativa está proporcionando a pacientes de todas as idades a chance de voltar a ouvir, ou até mesmo ouvir pela primeira vez.
Entre as histórias comoventes está a de Lucas Silva de Souza, de 17 anos, morador do Zé Açu. Lucas, que nunca havia ouvido um som em toda a sua vida, experimentou pela primeira vez o sentido da audição após a colocação do aparelho auditivo. Ele é o segundo caso de surdez na família, mas sua irmã, Taises, já havia recebido tratamento anos atrás e agora foi beneficiada com um novo aparelho.
A mãe de Lucas, Dona Josiete, não conseguiu conter as lágrimas ao ver o filho tentar pronunciar a palavra “mãe” logo após começar a ouvir. “Para mim é muita emoção ver ele falar e perceber que ele está ouvindo. Não tem alegria maior”, relatou emocionada.
Dra. Júlia Shi, responsável pela jornada, destacou que sua motivação para atuar ao redor do mundo é proporcionar audição às pessoas, especialmente às mais necessitadas. “Para Lucas, de hoje em diante, é uma mudança muito grande, pois agora ele vai poder se comunicar”, comentou.
Outro caso marcante foi o de Sofia Marchão, 21 anos, estudante universitária que participou da primeira jornada auditiva aos 8 anos de idade. Após passar por um implante coclear, Sofia ficou oito meses sem ouvir devido a problemas no equipamento. Agora, com o novo aparelho, ela voltou a ouvir, retomando suas atividades acadêmicas com alegria renovada.
O pai de Sofia, Lincoln de Moura, expressou sua satisfação com o resultado: “Quando a gente percebeu a reação dela ao ouvir, ficamos muito felizes. Como pais, sempre queremos o melhor para nossos filhos, principalmente com esses resultados”.
Durante programa de rádio, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, se emocionou ao ouvir os depoimentos das famílias beneficiadas. “Esse trabalho cuida bem dessas pessoas e oferece novas oportunidades a elas. Muitos desses jovens estavam condenados a uma vida restrita por conta da falta de audição. Com esse trabalho da Dra. Júlia em parceria com a Prefeitura, eles agora podem ouvir, aprender a falar e se comunicar normalmente”, ressaltou o prefeito.
Fotos: Márcio Costa