Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade

A estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, com investimento de R$2,2 milhões na instalação de 915 pontos de LED na localidade

Foto: Mauro Neto / Secom

Segurança, impulso à economia local e incentivo à prática de exercícios físicos são alguns dos impactos positivos da nova iluminação de LED, destacados por moradores do município de Anori (a 195 quilômetros de Manaus). A estrutura foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, na sexta-feira (22/08), por meio do programa Ilumina+ Amazonas, com investimento de R$2,2 milhões na instalação de 915 pontos de LED na localidade.

Para o autônomo Mário Sales, de 52 anos, além de proporcionar mais segurança tanto para pedestres quanto para o trânsito de Anori, a nova iluminação pública de LED também incentivou a população a praticar atividades físicas, tendo em vista o desenvolvimento urbano garantido pelo Estado.

“Sabemos que a parte da iluminação ajuda também na segurança. Está iluminando todas as ruas de todos os bairros. Isso é muito bom. É uma grande melhoria para o município. Melhorou bastante, o pessoal tem dado mais caminhadas, tem incentivado mais a população a ir para rua. Para as motos e para os carros ficou bem melhor também”, destacou Mário Sales.

Os serviços de implantação de LED em Anori foram executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

O comerciante Leandro Monteiro, de 36 anos, também atesta que a nova iluminação garante a presença de mais pessoas nos espaços públicos de Anori e, consequentemente, impulsiona a economia local, por meio do aumento no fluxo de compra e venda em estabelecimentos comerciais.

“Trouxe mais segurança. Aqui as pessoas caminham e ficou muito legal, mais claro. Está melhorando cada vez mais. Está melhor do que antes. Está ótima a iluminação. No horário que for, nós vamos e está tudo iluminado”, declarou o morador de Anori.

Ilumina+ Amazonas

O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as luminárias antigas de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas no interior. A tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, tem alta durabilidade, mais luminosidade e menor impacto ambiental. A economia pode chegar a 60% no consumo de energia, reduzindo a conta de luz das prefeituras e elevando a qualidade dos espaços urbanos.

O programa já alcançou 57 municípios e 244 comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, implantando, até o momento, mais de 102,4 mil pontos de LED. A meta do Governo do Estado é modernizar o sistema de iluminação pública dos 61 municípios e tornar o Amazonas o primeiro estado do país a atingir 100% da iluminação pública com LED no interior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui