NR01: workshop em Manaus ajuda empresas a se adaptar às novas exigências de saúde mental

Instituto

A entrada em vigor da atualização da Norma Regulamentadora NR01 do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que as empresas brasileiras adotem medidas e ações práticas para identificar, avaliar e controlar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, foi adiada para o dia 25 de maio de 2026.

A decisão foi tomada após pressão de entidades empresariais, especialmente do comércio, serviços e indústria que alegaram falta de tempo para se adaptar às novas regras e segundo o Ministério do Trabalho, o adiamento proporcionará um período maior para que as empresas ajustem seus processos e promovam ambientes de trabalho mentalmente mais seguros.

No entanto, a nova NR01 será mantida (mas a aplicação de multas no período de um ano), uma vez que a saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais relevante, e seus dados alarmantes.

Somente em 2024, a saúde mental foi responsável pelo afastamento de quase meio milhão de trabalhadores de suas funções, segundo a Previdência Social, e o crescimento de ações trabalhistas provocados por Burnout (esgotamento profissional crônico, decorrente de ambientes de trabalho desgastantes) teve um aumento de 14,5% nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando indenizações de R$ 3,75 bilhões.

EM MANAUS
Diante dessa demanda, o Instituto Inspiração Hub, especializado em treinamentos e desenvolvimento comportamental e empresarial, estará promovendo o workshop NR01 na Prática – Como Aplicar as Novas Exigências do Ministério do Trabalho, no próximo sábado (31), em sua sede no Vieiralves, na zona Centro-Sul de Manaus.

O workshop abordará temas como as principais mudanças na NR01, como mapear riscos psicossociais e implementar um Programa de Gerenciamento de Riscos eficaz, o papel da liderança e dos treinamentos obrigatórios, e casos reais e soluções práticas aplicáveis no dia a dia.

Hélida Tavares, treinadora comportamental e fundadora do Instituto, destaca que o adiamento é uma nova oportunidade para que empresários e gestores invistam em treinamentos especializados em suas organizações.

“É importante que as empresas adotem práticas que equilibrem a carga de trabalho e garantam um ambiente produtivo e saudável, com políticas de trabalho flexível, até a criação de programas de bem-estar e promoção de uma cultura de respeito e apoio mútuo, para evitar o aumento nos conflitos internos, esgotamento dos colaboradores e até mesmo a judicialização de questões”, avalia Hélida.

O workshop NR01 na Prática já está com inscrições abertas no site https://www.sympla.com.br/evento/workshop-nr01-na-pratica/2917962?share_id=copiarlink e acontece neste sábado (31), a partir das 12h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui