A presença de filiados do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, SINDSEMP-AM, em eventos de abrangência nacional tem consolidado o protagonismo da entidade nos debates estratégicos sobre segurança pública institucional.
Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, o SINDSEMP-AM, representado pelos servidores filiados Kesley Pereira Uchoa e Pedro Gomes da Costa Junior, marcou presença no VII Congresso Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público, realizado no Kubitschek Plaza, e também no X Encontro do Coletivo Nacional de Agentes e Inspetores da Polícia Judicial, CONAPOL, ocorrido na sede da FENAJUFE, ambos em Brasília/DF.
Os encontros reuniram operadores da segurança pública institucional de diversas regiões do país para discutir temas voltados ao aprimoramento técnico e ao fortalecimento das polícias institucionais.
A programação incluiu painéis e capacitações sobre polícia municipal e o cenário da segurança pública no Brasil, direitos humanos, normas de trânsito, atendimento pré-hospitalar e medicina de tráfego, perícia criminal, inteligência policial, armamento e tiro, técnicas operacionais com drones, além de debates sobre a questão indígena, combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo e a conjuntura política das polícias institucionais.
Para o filiado Pedro Gomes da Costa Junior, a experiência foi enriquecedora. “O Congresso foi extremamente produtivo e bem organizado, reunindo profissionais de todo o país para discutir temas atuais e estratégicos, como inteligência policial, uso de drones em operações, segurança viária, atendimento em situações de confronto e fortalecimento das polícias institucionais”, afirmou. Ele destacou, ainda, que a participação inédita no encontro do CONAPOL foi motivo de grande satisfação, pois amplia o diálogo entre as polícias institucionais e fortalece a integração nacional da categoria.
Kesley Pereira Uchoa também ressaltou a relevância da participação. Ele afirmou que “o evento foi fundamental para a atualização técnica e integração da categoria em nível nacional, com debates profundos que trataram de questões que impactam diretamente a atuação profissional. “
Kesley agradeceu ao SINDSEMP-AM pelo apoio e à AGEMPU pela organização do Congresso, que demonstrou compromisso com o fortalecimento e a valorização dos agentes de polícia institucional. Para ele, “esse incentivo é essencial para que os profissionais continuem evoluindo e prestando um serviço cada vez melhor à sociedade.”
O Coordenador-Geral da Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público- AGEMPU, Laércio Bernardes dos Reis, destacou que o Congresso é um grande evento técnico-científico voltado à segurança pública institucional, reunindo policiais legislativos, judiciais, do Ministério Público e demais operadores para troca de experiências, atualização de técnicas e aprimoramento profissional. “A participação inédita do Amazonas no CONAPOL fortaleceu o diálogo entre as polícias institucionais e permitiu o debate de temas estratégicos como a Resolução 344, concurso público, ocupação de cargos de chefia e a atuação da Frente Parlamentar das Polícias Institucionais”.
A presidente do SINDSEMP-AM, Wladia Maia, enfatizou que a participação dos filiados em eventos nacionais fortalece o sindicato e amplia a defesa das pautas da categoria em nível nacional. “O sindicato foi muito bem representado pelos servidores que participaram dos dois eventos, levando as demandas do Amazonas para o centro das discussões e contribuindo ativamente para o avanço das polícias institucionais no país. Para Wladia, “investir na qualificação e na presença institucional é uma estratégia fundamental para consolidar direitos, ampliar conquistas e reforçar a valorização dos servidores do Ministério Público do Amazonas”.





