Parintins viveu um momento histórico na manhã desta segunda-feira (25), com a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres – CMDDMPIN, para o biênio 2025/2027, na gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves.
Em cerimônia oficial no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, Mateus empossou 40 mulheres representantes da sociedade civil e do poder público que elegeram a presidente Joana Dar’c de Oliveira Ribeiro Novo e a vice Raimunda Alessandra Pereira Paes.
O conselho foi constituído pela Lei Municipal nº345/2005- órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. A reativação do conselho em março de 2022, foi de autoria do ex-vereador e hoje prefeito Mateus Assayag, que desde o início de sua trajetória política esteve ao lado das mulheres. Hoje, como prefeito, reforçou esse compromisso somando forças para garantir respeito, oportunidades e direitos.
“Um dia muito importante, onde se escreve mais um capítulo do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres e na minha vida pessoal e pública. Mais uma vez somando forças com todas as mulheres de Parintins para que a gente tenha nessa luta diária, a conquista de direitos iguais. Enquanto prefeito, fico extremamente feliz de poder dar posse ao novo conselho. Eu que tenho um histórico e uma vida sempre com essa luta. Desejo muita sabedoria e luz, que essa caminhada seja de grandes conquistas”, enfatizou.
A presidente Joana D’arc agradeceu a gestão anterior, na qual atuava como vice-presidente, assumindo o compromisso de promover igualdade de gênero e assegurar maior representatividade feminina nas decisões do município.
“Assumi o compromisso de dar continuidade ao trabalho, hoje represento o poder público. O prefeito tem se comprometido bastante com a causa das mulheres e isso vai fortalecer a efetivação do conselho”, ressaltou.
A secretária de Assistência Social Zeila Cardoso, que acompanhou todo o processo, destacou o momento que marca a gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Goncalves e o fortalecimento do controle social.
“O controle social é uma ferramenta importante para combater qualquer violação de direitos. O conselho tem hoje um grande desafio junto com o poder público, reduzir os indicadores de violência doméstica, feminicídio e tudo que tem oprimido as mulheres. Estamos com toda a responsabilidade da gestão em apoiar o colegiado e a presidência eleita e entender que somente unidas podemos combater a violação de direitos”, concluiu a secretária.
Texto: Josene Araújo – SEMASTH/SECOM
Fotos: Júnior Preto