Prisão de vereador abala AGIR no Amazonas; Presidente Apóstolo da sigla não se manifesta

O Presidente Estadual do AGIR no Amazonas sumiu após a prisão de um filiado e não emitiu nenhuma nota oficial sobre o ocorrido. O AGIR (cuja sigla é a mesma que o nome) é um partido de centro-direita fundado em 1985 por Daniel Tourinho.

Originalmente, foi fundado como Partido da Juventude (PJ). Em 1989, o PJ foi renomeado para Partido da Reconstrução Nacional (PRN) e registrado com essa nomenclatura em 1990. Este período marcou a redemocratização do Brasil, iniciada no governo do general João Batista Figueiredo, com a anistia aos acusados por crimes políticos durante a Ditadura Militar.

Nesse contexto, Daniel Tourinho (presidente do partido à época e também atualmente) fundou o PRN. Fernando Collor de Mello e seu vice, Itamar Franco, faziam parte do PRN e foram os primeiros candidatos à presidência da República eleitos pelo voto direto após derrotarem Luís Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno.

Atualmente, o partido se autodenomina em seu site oficial como “o partido do autista”, destacando ter o primeiro e único político autista do país, o vereador Jorginho Mota de Guarulhos.

Trajetória e controvérsias recentes

Apesar de ser um partido antigo com diversas candidaturas, sua trajetória recente evidencia um enfraquecimento de seu protagonismo no cenário político brasileiro.

Em junho de 2023, o Colegiado do TRE-RJ julgou como não prestadas as contas anuais do diretório estadual do partido, referentes ao exercício financeiro de 2018, quando ainda se chamava Partido Trabalhista Cristão (PTC). Com essa decisão, o repasse de cotas do Fundo Partidário para a legenda ficou suspenso, obrigando o diretório a regularizar sua situação para participar das eleições de 2024.

No ano passado, o então presidente do partido, Cesar Marques, declarou a um veículo de imprensa que acreditava que a sigla poderia eleger de 25 a 30 vereadores para as câmaras municipais amazonenses nas eleições de 2024. O partido acabou elegendo apenas três em Manaus, incluindo o vereador Rosinaldo Bual, recentemente preso e acusado de rachadinha.

CandidatoPartidoVotos
Dione CarvalhoAGIR8.823
João Paulo JanjãoAGIR7.555
Rosinaldo BualAGIR7.892

Na capital, o AGIR já fechou apoio à reeleição do prefeito David Almeida. Na ocasião, Marques havia afirmado que o partido estava com uma chapa de vereadores quase pronta: “Já estamos com uma chapa quase fechada, com intuito de fazer de três a quatro vereadores no ano que vem”, disse na época.

Até o fechamento desta matéria, o presidente estadual do AGIR não havia emitido nenhuma nota à imprensa nem se manifestou nas redes sociais oficiais do partido. A preocupação atual parece estar centrada na disputa pela vaga deixada pelo vereador preso, com os nomes de Alonso, Junior Nunes e um pastor conhecido no meio sendo cotados para assumir.

Vereador preso em Manaus tinha uma fortuna escondida. O AGIR comeu abil e não emitiu Nota sobre seu filiado suspeito corrupção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui