Projeto de Lei da deputada Mayra Dias busca garantir saúde mental de policiais no Amazonas

Dados do Ministério da Justiça mostram que o Amazonas lidera o ranking de maiores percentuais de suicídios entre profissionais da área

O Amazonas enfrenta um grave problema: o aumento de suicídios entre policiais militares e civis. Preocupada com essa situação, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou o Projeto de Lei nº 323/2025, que torna obrigatória a assistência psicológica gratuita para servidores da segurança pública no estado.

Dados do Ministério da Justiça mostram que o Amazonas lidera o ranking de maiores percentuais de suicídios entre profissionais da área, com um aumento alarmante de 300% em 2023. Na terça-feira (22), o policial militar Rodrigo Almeida foi encontrado morto dentro do Comando de Policiamento da zona Leste de Manaus.

O projeto da deputada Mayra Dias prevê atendimento psicológico contínuo, individual e em grupo, para policiais, bombeiros, agentes penitenciários e outros servidores. “A falta de suporte psicológico pode levar a estresse crônico, depressão e até suicídio. Precisamos agir para evitar a perda desses profissionais”, destacou a parlamentar.

A proposta garante sigilo profissional e campanhas de conscientização sobre saúde mental. “Esses profissionais lidam diariamente com situações traumáticas. Cuidar da mente deles é essencial para o bem-estar e a eficiência no trabalho”, afirmou Mayra Dias.

A lei também visa melhorar o ambiente de trabalho e a imagem das instituições de segurança. Com atendimento especializado, espera-se reduzir os casos de transtornos mentais e evitar novas tragédias.

O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas. A medida reforça o direito à saúde, previsto na Constituição, e busca valorizar quem arrisca a vida para proteger a população.

Fotos: Aguilar Abecassis

Assessoria de Comunicação Mayra Dia
Cayo Dias: (92) 99438-2732

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui