Secretaria de Produção Rural de Parintins informa atendimentos do Mutirão Ambiental de 16 a 23 de fevereiro

Prioritário nas ações de prevenção, controle e monitoramento do desmatamento na Amazônia Legal, Parintins abre a agenda de 2025 do edital de chamada pública para Pagamentos por Serviços Ambientais, com valores que variam de R$ 1.500,00 a R$ 28 mil, a 368 agricultores familiares do município. Esse público-alvo, já analisado com pendências de atualização de documentos, vai ser inscrito no Projeto Floresta + Amazônia, a partir de ação de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em mutirão a ser realizado de 16 a 23 de fevereiro.

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, apoia totalmente a iniciativa com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A ação envolve o Fundo Verde do Clima (GCF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Associação Amazonense dos Municípios, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperação Alemã (GIZ), empresa Regea, Boi Caprichoso e Garantido.

A abertura ocorre no Mercado Municipal Leopoldo Neves, no dia 16 de fevereiro, às 9h. Na cidade, a base fixa do mutirão é o Auditório Dom Arcângelo Cérqua, de 17 a 21 de fevereiro. A Escola Municipal Luiz Gonzaga, de Santo Antônio do Tracajá, será a referência aos agricultores do Projeto de Assentamento Vila Amazônia, Rio Mamurú e Rio Uaicurapá, de 17 a 18 de fevereiro. A equipe fica estabelecida de 19 a 20 de fevereiro na Escola Municipal São José da Boa Esperança do Zé Açú. O mutirão é concluído na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima do Açaí, de 21 a 22 de fevereiro.

Além da disponibilidade da estrutura aos atendimentos, o prefeito Mateus Assayag e o secretário de produção rural, Tião Teixeira, estão empenhados na viabilização da ação, desde a visita de articulação da Coordenadora Local do Floresta + Amazônia, Julia Linhares, do Coordenador de Planejamento Estratégico do Ipaam, Sheron Vitorino, acompanhados pela Coordenadora do Centro Multifuncional de Parintins, Fabiana Campelo, de 28 a 31 de janeiro. Durante o mutirão, os agricultores devem apresentar obrigatoriamente a conta gov.br, contato telefônico, documentos pessoais e da propriedade.

Texto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM
Foto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui