Sedurb destaca importância da Abes-AM e reafirma parceria durante posse da nova diretoria

O compromisso do Governo do Estado em unir esforços para avançar nas políticas públicas na área de saneamento básico foi reforçado

Foto: Tiago Corrêa / UGPE

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), participou, na segunda-feira (25/08), da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Amazonas (Abes-AM), eleita para o biênio 2025–2027. O evento reuniu representantes dos setores público, acadêmico e da sociedade civil, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), no Centro de Manaus.

Representando o governador Wilson Lima, o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, que também é membro da Abes, destacou a importância da associação e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em unir esforços para avançar nas políticas públicas na área de saneamento básico, apoiando os municípios para que possam avançar na universalização dos serviços.

“A Abes é uma referência nacional em saneamento básico e ambiental e, no Amazonas, reúne profissionais comprometidos com essa causa. O Governo do Estado está à disposição para contribuir com a entidade e seus associados, na construção de estudos, projetos e políticas públicas que garantam mais qualidade de vida à população”, ressaltou o secretário.

A Abes é a maior entidade do setor no Brasil, reunindo cerca de 10 mil profissionais. A associação tem como objetivo promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, voltadas à melhoria da saúde, da qualidade de vida e da preservação do meio ambiente

A diretoria da ABES-AM passa a ser presidida por Josilene Monteiro Jeffres, primeira bióloga a assumir a presidência da associação. Ela destacou o orgulho de representar a entidade e reforçou o compromisso com a universalização do saneamento básico.

“Assumir a presidência da Abes é uma honra e uma responsabilidade. Nossa missão é universalizar o saneamento básico, garantindo qualidade de vida à população, sempre levando a voz da Amazônia para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Também tomaram posse Elionara Pereira da Silva como vice-presidente, Paulo Rodrigues de Souza e Paulo Ricarde Fernandes Diógenes, como 1º e 2º secretários, respectivamente, além de Arlindo Sales Pinto, como 1º tesoureiro, e Etianne Monteiro Braga, como 2ª tesoureira.

O Conselho Consultivo da entidade é formado por Cheila Santos de Oliveira, Joabe Silva de Araújo e Valdete Santos de Araújo Bittencourt, enquanto o Conselho Fiscal tem como integrantes Semy Alves Ferraz, Vera Lane de Castro Martins e Katriane Monteiro da Cunha.

A eleição para a nova diretoria da Abes-AM, entre os dias 16 e 20 de junho de 2025, foi por meio de votação on-line, conforme o calendário oficial para o biênio 2025–2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui