Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (29) uma nova medida polêmica: tarifas de 100% sobre qualquer filme produzido fora dos Estados Unidos.

A decisão amplia a guerra comercial do presidente americano contra outros países e tem como alvo indireto o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, apontado como seu principal rival político e responsável pelo estado onde está Hollywood.

“Nosso negócio cinematográfico foi roubado por outros países, como tirar doce de criança. A Califórnia, com seu governador fraco e incompetente, foi particularmente afetada”, escreveu Trump na Truth Social.

Segundo ele, a tarifa busca resolver um “problema antigo e interminável” e fortalecer a indústria cinematográfica nacional. No entanto, não especificou quando a medida entrará em vigor.

Trump também afirmou que vai impor “tarifas substanciais” sobre móveis importados e, recentemente, já havia anunciado taxas pesadas sobre outros setores: 100% para produtos farmacêuticos, 50% para armários de cozinha e banheiro, 30% para móveis estofados e 25% para caminhões pesados, todos sob o argumento de proteger a “segurança nacional”.

As medidas ampliam tensões comerciais e prometem gerar repercussões no mercado global, principalmente na indústria do entretenimento, que poderá enfrentar custos significativamente maiores para atuar no mercado americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui