
Uma fotografia de close-up de uma formiga foi enviada como submissão para o 48º Concurso Anual de Fotomicrografia Nikon Small World – e os resultados são bizarros.
A foto do pequeno inseto, capturada pelo Dr. Eugenijus Kavaliauskas de Taurage, Lituânia, mostra os olhos vermelhos e redondos da formiga, a expressão raivosa e o que parece ser dentes longos e afiados.
A foto tem a internet – bem, enlouquecendo sobre o que poderia substituir um monstro em um filme de terror.
Confira algumas das reações à imagem.
For the first time ever in history, the 'clear photograph' of an ant is released and that's how it looks – the very same insect roaming inside your house, garden and everywhere!
The close-up portrait of an ant was clicked by photographer Eugenijus Kavaliauskas pic.twitter.com/G7l7Z4azEj
— Fahad Malik (@Fahad4014) October 21, 2022
No entanto, o intrincado instantâneo que provocou tanta conversa e choque nas mídias sociais não foi colocado na competição Small World.
Em vez disso, o vencedor do primeiro lugar da Nikon, Grigorii Timin e o Dr. Michel Milinkovitch da Universidade de Genebra, apresentaram uma foto detalhada da mão embrionária de uma lagartixa gigante de Madagascar — mostrando a estrutura interna completa em cores vibrantes.
Isto é o que levou o prêmio máximo.

“Combinando com maestria tecnologia de imagem e criatividade artística, Timin utilizou microscopia de alta resolução e costura de imagem para capturar esta espécie de lagartixa Phelsuma grandis”, disse Nikon em um comunicado à imprensa.
“[Com] uma técnica visualmente impressionante e meticulosa, Timin usou a costura de imagens para mesclar centenas de imagens para criar a imagem final de sua lagartixa”.
Timin comentou: “Esta imagem em particular é bonita e informativa, como uma visão geral e também quando você a amplia em uma determinada região, esclarecendo como as estruturas são organizadas em um nível celular”, de acordo com o comunicado à imprensa.
Outros 20 principais envios incluíram fotos de um osso de dinossauro agatizado, um close-up fluorescente de um besouro-tigre segurando uma mosca, seções transversais de um cólon humano – e uma aranha de pernas longas com o que parece ser um rostinho adorável.
A competição Nikon Small World vem apresentando “fotografia sob o microscópio” desde 1974.
Os juízes do concurso analisaram inscrições de todo o mundo.
As inscrições foram avaliadas em originalidade, conteúdo informativo, proficiência técnica e impacto visual, de acordo com a Nikon.
A competição de 2022 recebeu quase 1.300 inscrições de 72 países diferentes.
Olá, afim de ajudar, há um erro em “mostra os olhos vermelhos e redondos da formiga,”, pois isso não são os olhos, apenas a parte de onde as antenas saem, na verdade, eles ficam mais ao lado da cabeça, sendo possível observar em diversas outras imagens como esta.