Michelle Obama usou um terninho de quase US$ 3.000 na Convenção Nacional Democrata (DNC) em Chicago enquanto dizia aos participantes que seus pais eram “suspeitos” dos ricos.
A ex-primeira-dama começou seu discurso no DNC na terça-feira dizendo que a última vez que esteve em sua cidade natal, Chicago, foi para homenagear sua mãe, a mulher “que me mostrou o significado do trabalho duro, da humildade e da decência” e “que elevou minha bússola moral e me mostrou o poder da minha própria voz”.
“Ela e meu pai não aspiravam ser ricos. Na verdade, eles desconfiavam de pessoas que pegavam mais do que precisavam”, disse Obama. “Eles entendiam que não era o suficiente para seus filhos prosperarem se todos ao nosso redor estivessem se afogando. Então minha mãe se ofereceu como voluntária na escola local.”
Durante todo o tempo, ela usava um paletó preto que está disponível para pré-encomenda online pela estilista nova-iorquina Monse por US$ 1.690.
A descrição online convida os clientes a “pré-encomendar nossa jaqueta Resort 2025 Criss Cross, vista em Michelle Obama na Convenção Nacional Democrata”.
Obama combinou a jaqueta com calças combinando, listadas por US$ 890.
“Pré-encomende nossas calças Resort 2025 Tuxedo Cuff, como visto em Michelle Obama na Convenção Nacional Democrata”, escreveu Monse. A data estimada de envio não é até 8 de novembro, três dias após a eleição.
O New York Times descreveu o traje de Obama, uma recriação sem mangas do tradicional terninho, como tematicamente “avançado”, em linha com a mensagem da ex-primeira-dama na Convenção Nacional Democrata.
O Critics Notebook do Times descreveu a Monse como uma “pequena marca independente fundada por Fernando Garcia, um designer nova-iorquino criado na República Dominicana, e Laura Kim, uma asiático-americana (e uma das fundadoras dos Slaysians, um grupo de especialistas em moda formado para combater o ódio anti-asiático)”.
Garcia e Kim também são designers da Oscar de la Renta, “a marca que veste primeiras-damas há décadas e que a Sra. Obama usava quando morava na Pennsylvania Avenue e ainda usa”, disse o Times.
O jornal elogiou a ex-primeira-dama e sua estilista, Meredith Koop, por escolherem Monse.
O Times disse que selecionar “a grife menor em vez do nome estabelecido estava totalmente de acordo com a prática da Sra. Obama, desenvolvida como primeira-dama, de usar sua plataforma para destacar negócios menos conhecidos (especialmente negócios de moda) e designers que representam as histórias que ela está contando: sobre empreendedorismo, o caldeirão cultural, o sonho americano. A eleição.”
Obama “vestiu uma jaqueta azul-marinho escura sem mangas com cinto sobre calças curtas. As lapelas da blusa foram desfeitas e reconstruídas para cruzar a garganta de uma forma quase militarista, e os ombros se projetavam para emoldurar os bíceps. Era discreto e ousado, meio armorial”, disse o Times. “Isso seria uma luta, sua túnica e seu discurso sugeriram, e todos deveriam se preparar para votar.”
A campanha de Trump e outros criticaram Obama por omitir que ela e seu marido, o ex-presidente Obama, têm um patrimônio líquido estimado em US$ 70 milhões, bem como propriedades imobiliárias de luxo em Chicago, Havaí, Massachusetts e Washington, DC, ao dizer ao DNC que seus pais “desconfiavam de pessoas que pegavam mais do que precisavam”.
“Estou realmente cansado de multimilionários pregando sobre os males do dinheiro e da ganância”, escreveu um usuário do X.