Uma motorista na Carolina do Norte relatou a um atendente de emergência que a carcaça de um gato caiu em seu para-brisa em uma rodovia, depois que o felino foi atirado do céu por uma águia-careca.
Na manhã de quarta-feira, a mulher ligou para o 911 para relatar o incidente, dizendo que uma águia-careca deixou cair o gato no lado do passageiro do para-brisa dianteiro de seu carro na US Route 74, no condado de Swain, perto de Bryson City, que fica a cerca de 105 quilômetros a sudoeste de Asheville.
Não está claro se o gato escapou das garras da águia ou se foi solto intencionalmente.
“Você pode não acreditar em mim, mas uma águia-careca acabou de soltar um gato pelo meu para-brisa”, disse o motorista na ligação para o 911. “Estilhaçou completamente meu para-brisa.”
A atendente respondeu calmamente: “Certo. Eu acredito em você, sinceramente”, antes de rir.
O motorista disse que outra pessoa também viu o gato caindo do céu.
“Ele disse: ‘Essa é a coisa mais louca que eu já vi.’ E eu respondi: ‘Sério?'”, contou o motorista.
O atendente respondeu: “Meu Deus! Vamos ver. Já ouvi coisas mais malucas.”
“Bem, isso é assustador”, respondeu a pessoa que ligou, provocando mais risos nervosos da atendente.
Após receber a localização do motorista, a atendente disse que enviaria a Polícia Rodoviária para elaborar um relatório.
“Outra pergunta. O gato ainda está vivo?”, perguntou o atendente.
O gato não estava vivo, e a pessoa que ligou disse que ele estava na beira da estrada, e não dentro do veículo.
“Certo, preciso perguntar só para ter certeza”, disse a atendente.
Kendrick Weeks, da Comissão de Recursos da Vida Selvagem da Carolina do Norte, disse que o gato poderia ter sido atropelado e apanhado pela águia.
“Mas eles conseguem caçar animais do tamanho de um gato”, disse ele. “É muito mais difícil para eles pegarem um gato vivo do que um gato morto . Geralmente, eles não caçam algo que não consideram apetitoso. E, para as águias-carecas, o comportamento de se alimentarem de carniça é comum.”
Weeks afirmou que as águias e outras aves de rapina podem soltar a presa por vários motivos, incluindo uma pegada inadequada ou se a presa estiver mordendo ou se debatendo, e as aves quiserem evitar ferimentos.
A presa também pode ser solta se uma ave de rapina estiver sendo importunada por outra ave ou se ficar pesada demais para ser carregada.
Algumas aves de rapina também podem soltar a presa para matá-la, mas essa tática é incomum para as águias-carecas.
A Associated Press contribuiu para esta reportagem.





