Asteroide gigante passará pela Terra neste fim de semana, veja o vídeo da Nasa

O asteroide, chamado 2023 MU2, (não mostrado) fará sua aproximação mais próxima da Terra no domingo às 19h19 ET e poderá ser visto por meio de uma transmissão ao vivo do Virtual Telescope Project. (iStock)

Espera-se que um asteróide de 13 a 29 pés de diâmetro – aproximadamente o tamanho de um prédio de três andares – passe pela Terra neste fim de semana a 134.000 milhas de distância, o que é um pouco mais da metade da distância até a lua. 

O asteróide, chamado 2023 MU2, fará sua aproximação mais próxima da Terra no domingo às 19h19 ET e poderá ser visto por meio de uma transmissão ao vivo do Virtual Telescope Project. 

O MU2 foi descoberto há apenas uma semana e foi confirmado pelo Minor Planet Center da União Astronômica Internacional, informou o Space.com pela primeira vez. 

Um asteróide passando pela Terra não é raro – na verdade, 2023 MU2 será apenas um dos vários asteróides que passarão pela Terra neste fim de semana, incluindo uma rocha do tamanho de um carro que chegou ainda mais perto a 77.000 milhas na sexta-feira e um asteróide do tamanho de um ônibus passando dentro 162.000 milhas no sábado, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. 

O asteroide Dimorfo, um dos asteroides que deve passar pela Terra neste fim de semana de uma distância muito maior, tem aproximadamente o tamanho de um estádio. A NASA deliberadamente colidiu com um objeto para mudar sua trajetória no ano passado, embora não representasse uma ameaça para a Terra. 

“Isso marca a primeira vez que a humanidade muda propositalmente o movimento de um objeto celeste e a primeira demonstração em grande escala da tecnologia de deflexão de asteróides”, disse a NASA em um comunicado na época. 

“All of us have a responsibility to protect our home planet. After all, it’s the only one we have,” NASA Administrator Bill Nelson said at the time. “This mission shows that NASA is trying to be ready for whatever the universe throws at us. NASA has proven we are serious as a defender of the planet. This is a watershed moment for planetary defense and all of humanity, demonstrating commitment from NASA’s exceptional team and partners from around the world.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui