Cirurgia Milagrosa: Médicos recolocam cabeça de menino após acidente de carro

Drs. Ohad Einav e Ziv Asa com Suleiman Hassan, de 12 anos, no centro, no Hadassah Medical Center após a recuperação de Hassan. (porta-voz do Hadassah Medical Center)

Cirurgiões em Israel realizaram uma cirurgia milagrosa e conseguiram recolocar a cabeça de um menino depois que ele foi atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta, anunciou um hospital de Jerusalém nesta semana.

Suleiman Hassan, um palestino de 12 anos da Cisjordânia , sofreu o que é conhecido como decapitação interna, com o crânio separado da vértebra superior da coluna – oficialmente conhecido como luxação bilateral da articulação atlanto occipital, de acordo com o The Times de Israel. 

Hassan estava andando de bicicleta quando um carro o atropelou. O menino foi levado às pressas para o Hadassah Medical Center e imediatamente colocado em cirurgia na unidade de trauma. Os médicos disseram que sua cabeça estava “quase completamente separada da base do pescoço”.

Dr. Ohad Einav, o especialista em ortopedia que conduziu a operação, disse que o procedimento levou várias horas e exigiu que os médicos usassem “novas placas e fixações na área danificada”. 

“O fato de tal criança não ter déficits neurológicos ou disfunção sensorial ou motora e de estar funcionando normalmente e andando sem auxílio após um processo tão longo não é pouca coisa”, disse Einav.

De acordo com a agência de notícias TPS de Israel, o pai de Hassan não deixou a cabeceira do filho durante o processo de recuperação, dizendo que não tinha nada além de um “muito obrigado” pela equipe médica. 

“Abençoe a todos”, disse o pai. “Graças a você, ele recuperou a vida mesmo quando as chances eram baixas e o perigo era óbvio.”

“Nossa capacidade de salvar a criança foi graças ao nosso conhecimento e à tecnologia mais inovadora na sala de cirurgia”, disse Einav, acrescentando que a equipe “lutou pela vida do menino”. 

Einav e sua equipe disseram que Hassan tem uma taxa de sobrevivência projetada de apenas 50%, e sua recuperação é nada menos que um milagre, de acordo com o i24 News. 

A operação ocorreu em junho, mas os médicos esperaram um mês para anunciar o resultado. O hospital deu alta recentemente a Hassan com uma tala cervical e continuará monitorando sua recuperação. 

“O que o salvou foi o profissionalismo, a tecnologia e a rápida tomada de decisão da equipe de trauma e ortopedia”, disse o pai ao TPS. 

O Dr. Marc Siegel, professor clínico de medicina e internista do NYU Langone Medical Center e colaborador da Fox News, disse à Fox News Digital que a cirurgia “incrível” só foi possível se os principais vasos sanguíneos permanecessem intactos. 

“A chave é preservar o fluxo sanguíneo para o cérebro “, disse Siegel. “Parece – pela história – que os principais vasos sanguíneos provavelmente não foram cortados e que isso envolveu uma reconstrução ortopédica – provavelmente usando hastes e ligamentos de recolocação e possivelmente enxertos e implantes ósseos”.

Einav enfatizou que a cirurgia é “extremamente rara”, mas o tamanho grande da cabeça de uma criança em relação a um adulto significa que ela é “mais suscetível”.

“Esta não é uma cirurgia comum, e especialmente não em crianças e adolescentes. Um cirurgião precisa de conhecimento e experiência para fazer isso”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui