Tiroteio no Maine-EUA: assassino deixou anotado suas senhas de banco e rede social para familiares

O Departamento de Polícia de Lewiston Maine divulgou uma foto de Robert Card, que foi visto vestindo um moletom marrom. (Departamento de Polícia de Lewiston Maine)

assassino em massa no Maine escreveu um bilhete para um ente querido com a senha de seu telefone e conta bancária antes de ser encontrado morto a cerca de um quilômetro de distância de seu carro abandonado.

Robert Card abriu fogo indiscriminadamente com um rifle semiautomático dentro de uma pista de boliche e bar em Lewiston, Maine , na quarta-feira, matando pelo menos 18 pessoas e ferindo outras 13. 

O comissário de Segurança Pública do Maine, Mike Sauschuck, disse que a nota que ele deixou não era “uma nota explícita de suicídio, mas o tom e o teor eram de que o indivíduo não estaria por perto”.

Duas noites após o tiroteio – por volta das 19h45 de sexta-feira – a polícia encontrou Card morto devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo dentro de um dos cerca de 55 a 60 trailers de metal no estacionamento lotado de um centro de reciclagem.

Seu corpo e duas armas foram encontrados dentro de um dos trailers destrancados, que são essencialmente longas caixas de metal retangulares cheias de lixo e outros tipos de lixo no lote excedente do centro de reciclagem, disse Sauschuck no sábado.

Um agente da ATF disse que Card comprou legalmente todas as armas recuperadas “recentemente”.

O lote onde Card foi encontrado é separado da instalação principal por uma rua e fica a noroeste e fora do caminho do prédio principal, disse Sauschuck, então a polícia não revistou os trailers depois de limpar a instalação duas vezes antes.

“Não estamos falando apenas de uma pequena área. Estou falando de um grande parque industrial”, disse o chefe de polícia de Libson, Ryan McGee, que foi um dos primeiros policiais a chegar ao local quando encontraram o corpo de Card.

Mas o “diligente” proprietário da instalação enviou outra denúncia às autoridades sobre esses trailers em um terreno na Avenida Capitol, que é considerado propriedade do centro de reciclagem, e motivou uma terceira visita das autoridades – e a primeira a este lote, disse Sauschuck. .

Vista externa da propriedade onde o atirador de Lewiston, Richard Card, foi encontrado morto

Vista geral da Maine Recycling Corporation em Lisboa, Maine, sábado, 28 de outubro de 2023. Robert Card, o suspeito do tiroteio em massa de quarta-feira à noite, foi encontrado morto aqui com um aparente ferimento de bala autoinfligido na noite passada. (David McGlynn para Fox News Digital)

Foto mostrando a distância entre a principal instalação de reciclagem e o lote transbordante com o trailer onde Robert Card foi encontrado morto

Robert Card, o assassino em massa do Maine, foi encontrado morto com um ferimento de bala autoinfligido em um trailer (em vermelho) que faz parte do centro de reciclagem (em amarelo) na noite de sexta-feira. (Google Street View)

“Então o acompanhamento é com os comandantes da equipe tática para dizer, ok, diga-me exatamente onde eles estão”, disse Sauschuck, referindo-se à conversa com o empresário.

“Nós não liberamos isso. Vamos voltar. Então, a equipe tática da Polícia Estadual do Maine foi quem localizou o corpo dentro de um desses trailers.”

Exatamente quando Card morreu ainda está sob investigação, e isso pode levar algum tempo, disse Sauschuck. 

A localização do lote transbordante fica ao longo de uma rota direta que segue ao longo do rio Androscoggin e fica a menos de um quilômetro de distância de onde a polícia encontrou o Subaru abandonado de Card na lancha de um barco. 

Mapa mostrando o caminho direto que conecta o carro abandonado ao trailer no estacionamento onde a polícia encontrou o corpo de Robert Card

Robert Card abandonou seu carro na lancha após o tiroteio em massa de quarta-feira e foi encontrado em um trailer no estacionamento de um centro de reciclagem a menos de um quilômetro de distância na sexta-feira. (Google Street View)

Vista aérea do trailer onde o corpo de Robert Card e duas armas foram encontrados

Robert Card foi encontrado em um desses trailers no fluxo de transbordamento de um centro de reciclagem que fica do outro lado da rua e desconectado do prédio principal.  (Google Street View)

A denúncia do proprietário foi uma das mais de 820 denúncias e pistas recebidas pelas autoridades desde o tiroteio de quarta-feira.

A polícia perseguiu todas as pistas potenciais e tratou a denúncia como se Card estivesse lá e respondeu com força, incluindo caminhões blindados e policiais fortemente armados.

A Fox News Digital seguiu a polícia e assistiu a diversas pesquisas com algumas dessas dicas. 

Um deles foi um possível avistamento que acabou sendo um homem com aparência semelhante acabando de receber sua correspondência. Outro acabou sendo barulho de construção atrás de uma empresa. 

Um morador em uma rua sem saída disse à Fox News Digital que ligou para a polícia para dizer que possui um galpão destrancado e independente e um pequeno prédio em uma propriedade do outro lado da rua de sua casa, acessível a partir do carro abandonado.

Roberto Cardoso

Robert Card, a suposta pessoa interessada no tiroteio em Lewiston, Maine. (Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin)

“Eu queria ter certeza de que ninguém estava dentro de nenhuma das minhas propriedades antes de trancá-la”, disse o proprietário à Fox News Digital na sexta-feira.

Ele queria permanecer anônimo porque Card ainda era considerado solto naquela época.

Lembrando as vítimas

As autoridades realizaram várias coletivas de imprensa na quinta, sexta e sábado.

Ao longo dos briefings, as vítimas estiveram sempre presentes. 

As fotos e seus nomes estavam em uma tela atrás de Sauschuck. Se ele, ou o orador, precisasse mostrar um gráfico ou mapa, eles voltavam para as fotos das vítimas. 

Dos 13 feridos, três permanecem em estado crítico, disse Sauschuck na manhã de sábado. 

Comissário Mike Sauschuck

Lewiston, ME – 27 de outubro: O comissário Mike Sauschuck fala aos membros da mídia durante uma conferência de imprensa na Prefeitura de Lewiston na sexta-feira. A busca pelo homem do Maine suspeito de atirar fatalmente em 18 pessoas em Lewiston na noite de quarta-feira e ferir mais 13 entrou em seu terceiro dia na sexta-feira, enquanto grande parte do centro do Maine permanece bloqueada. (Erin Clark/equipe da Globe via Getty Images) (Erin Clark/equipe da Globe via Getty Images)

Na sexta-feira, foram divulgados os nomes das 18 vítimas que perderam a vida. 

O mais novo tinha 14 anos e o mais velho 76:

Ronald Morin, 55
Peyton Brewer-Ross, 40
Joshua A. Seal, 36
Bryan M MacFarlane, 41
Joseph Lawrence Walker, 57
Arthur Fred Strout, 42
Maxx A. Hathaway, 35
Stephen M. Vozzella, 45
Thomas Ryan Conrad, 34
Michael R Deslauriers II, 51
Jason Adam Walker, 51
Tricia C. Asselin, 53
William A. Young, 44
Aaron Young, 14
Robert E. Violette, 76
Lucille M. Violette, 73
William Frank Brackett, 48
Keith D. Macneir, 64

O legista do Maine

O Examinador Médico do Maine (O Examinador Médico do Maine)

O aconselhamento às vítimas que sofreram lesões físicas ou ficaram traumatizadas é realizado em ambiente privado. A cidade também está oferecendo ajuda para qualquer pessoa na área que tenha sido impactada.

“(Card) está morto. Sabemos onde ele está”, disse Sauschuck. “Podemos começar a trabalhar com nossas vítimas.”

E ele disse que isso inclui a família de Card. Pelo menos três membros da família foram as primeiras pessoas a obter carteira de identidade , disse ele.

“Realisticamente, neste momento só deveríamos pensar realmente nas vítimas”, disse ele na manhã de sábado. “Essa também é a família do suspeito. Eles foram muito receptivos com a aplicação da lei.”

A Fox News Digital tentou falar com a família várias vezes, mas eles recusaram todos os comentários. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui