O vídeo do USGS mostra o Kilauea do Havaí em erupção durante a noite, iluminando e atirando fogo e lava para o céu.
O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção pela segunda vez este ano na manhã de quarta-feira e, de acordo com o US Geological Survey (USG), os fluxos de lava estão atualmente confinados à cratera ao redor do vulcão.
O USGS Hawaiian Volcano Observatory (HVO) informou que aproximadamente às 4h44 HST, ou 10h44 ET, o vulcão Kilauea dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí começou a entrar em erupção.
O vídeo que capturou a erupção mostrou o céu noturno iluminado quando lava e fogo dispararam para o céu e começaram a encher a cratera ao redor do vulcão.
“O #Kilauea está em erupção na cratera do cume #Halemaumau”, twittou o USGS. “O HVO lançará uma atualização em breve. A transmissão ao vivo do USGS está mostrando a ação…”
A agência postou um vídeo feito por geólogos do HVO mostrando a borda oeste da cratera, com múltiplas aberturas ativas e lava inundando a bacia da cratera.
De acordo com o USGS, a atividade eruptiva está confinada à cratera Halema’uma’u dentro da caldeira do cume do Kilauea.
Ele também disse que nenhuma das atividades é incomum ao longo da Zona de Rift Leste ou Zona de Rift Sudoeste, embora o nível de alerta do vulcão e o código de cores da aviação permaneçam AVISO/VERMELHO, pois a erupção e os perigos associados são elevados.
A erupção está ocorrendo em uma área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, deixando o gás vulcânico como o principal perigo de preocupação.
Video recorded by #HVO geologists of the new #Kilauea eruption. This clip is from the west rim of the crater at approximately 6 a.m. HST. Telephoto view shows multiple active vent sources and lava flooding the crater floor. pic.twitter.com/5pq6CUbOQb
— USGS Volcanoes🌋 (@USGSVolcanoes) June 7, 2023





