Delegacia de Capturas e Polinter, da PC-AM, cumpriu 57 mandados de prisão em agosto de 2025

Entre os alvos, estavam foragidos condenados por crimes de alta periculosidade

FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), deflagrou operações policiais e cumpriu, ao longo do mês de agosto deste ano, 57 mandados de prisão, entre prisões preventivas e sentenças condenatórias. As ações tiveram como objetivo o combate a crimes de alto impacto social, com foco em segurança pública, violência contra a mulher, crimes patrimoniais e mandados de prisões relacionados à dívida alimentar.

De acordo com o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, foram cumpridos 19 mandados por inadimplência de pensão alimentícia, 16 por roubo, 10 por tráfico de drogas, 4 por homicídio, 4 por violência doméstica, 3 por estupro de vulnerável e 1 por porte ilegal de arma de fogo.

Principais casos

O delegado Fábio Aly, informou que foram cumpridos mandados de prisão relacionados a casos de grande repercussão. Destaca-se a captura de um indivíduo de 26 anos, na zona norte de Manaus, contra o qual pesavam dois mandados de prisão. O primeiro mandado em nome dele, foi expedido pela 9ª Vara Criminal de Manaus pelo crime de roubo majorado, praticado em concurso com outro envolvido.

“Esse mandado refere-se a uma condenação em nome do autor, de 13 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado. Já o segundo mandado é de natureza definitiva e foi expedido pela 3ª Vara de Execução Penal de Manaus, onde o homem foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão também por roubo”, informou Fábio Aly.

Ainda segundo a autoridade policial, no mesmo dia, agentes da especializada deram cumprimento a um mandado de recaptura em desfavor de um homem de 42 anos, condenado por homicídio qualificado e latrocínio. Ele foi localizado na zona oeste de Manaus após diligências da equipe de investigação. O primeiro crime ocorreu em 19 de maio de 2005, no bairro Compensa 2, zona oeste, quando o autor assassinou uma vítima com um disparo de arma de fogo.

“O segundo fato ocorreu em 10 de maio de 2007, no Conjunto Canaranas, onde ele, juntamente com outros comparsas, participou de um roubo com emprego de arma de fogo que resultou na morte de outra vítima, atingida ao tentar fugir. Além desses delitos, o indivíduo também foi condenado por tráfico de drogas, cumprindo atualmente pena definitiva de 38 anos e 2 meses de reclusão, conforme processo em trâmite na 1ª Vara de Execução Penal de Manaus”, contou o delegado.

Fábio Aly informou que, no mesmo dia, por volta das 14 horas, no bairro Alvorada, a equipe policial cumpriu outro mandado de recaptura, desta vez contra outro indivíduo, de 56 anos, condenado a 52 anos e 4 meses de prisão em regime fechado. Ele, que já cumpria pena por outro homicídio ocorrido em Tefé, foi responsabilizado por duplo homicídio qualificado, ocorrido na madrugada de 23 de setembro de 2013, no bairro Novo Israel, zona norte.

“As vítimas foram sua ex-companheira e a filha dela, uma criança de 9 anos. O crime foi motivado por ciúmes e inconformismo com o fim do relacionamento. Segundo as investigações, o autor invadiu a residência, esfaqueou brutalmente a mulher e, em seguida, assassinou a criança para impedir que ela testemunhasse”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui