Em setembro, Polícia Militar do Amazonas apreende 3,2 toneladas de entorpecentes e captura 67 foragidos da Justiça

A corporação militar também apreendeu 62 armas de fogo e prendeu mais de 200 pessoas no último mês

FOTOS: Divulgação/PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 3,2 toneladas de entorpecentes durante ações policiais no mês de setembro deste ano. A quantidade representa um aumento de 26% em comparação ao mês de setembro de 2024, quando a corporação aprendeu 2,5 toneladas de drogas.

A instituição militar registrou também um aumento na captura de foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto. Em setembro de 2025, a PMAM realizou 67 capturas. No mesmo mês do ano passado, foram registradas 56 capturas de foragidos da Justiça, um aumento de 20%.

As apreensões de entorpecentes foram registradas em Santa Isabel do Rio Negro, Manaus, Tefé e Urucará. Dentre as 3,2 toneladas apreendidas, a maioria foi maconha do tipo skunk, além de oxi, cocaína e maconha. As ações foram deflagradas durante operações da Companhia de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tefé.

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destaca que em setembro a corporação teve o segundo melhor desempenho entre os meses de 2025 em apreensão de entorpecentes, resultado que mostra o empenho das unidades policiais em tirar de circulação materiais ilícitos que chegam no Amazonas por meio das rotas do tráfico utilizadas por organizações criminosas, especialmente nas regiões de fronteira.

“Estamos atuando no combate ao tráfico e narcotráfico e os números refletem esse trabalho que a Polícia Militar do Amazonas vem realizando. A corporação vem batendo recordes de apreensão de entorpecentes, em operações na capital e no interior do Estado. Vamos continuar com nossas ações estratégicas de policiamento, aliadas às informações de Inteligência, para coibir a prática desse crime”, afirmou o coronel PM Klinger Paiva.

 

Foragidos capturados

Dos 67 foragidos da Justiça capturados pela Polícia Militar do Amazonas em setembro deste ano, 57 foram em Manaus, sete em Lábrea, dois em Fonte Boa e um em Eirunepé. Entre os crimes dos foragidos estão roubo, tráfico de drogas, estupro de vulnerável, homicídio, estelionato e feminicídio.

As unidades policiais que mais capturaram foragidos no mês de setembro foram as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Lábrea, 14ª e 24ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).

 

Armas e prisões

Em setembro deste ano, a Polícia Militar do Amazonas realizou a prisão de 202 pessoas e apreendeu 19 adolescentes. As ações policiais também resultaram na apreensão de 62 armas de fogo, entre pistolas, revólveres, espingarda, armas caseiras, fuzil, escopeta, rifle e submetralhadora.

 

Investimentos na Segurança Pública

A captura de foragidos, que neste ano já ultrapassou a marca de 857 mandados de prisão cumpridos pela Polícia Militar do Amazonas, passou a contar com o apoio do Sistema Paredão a partir da tecnologia de reconhecimento facial. O Governo do Amazonas lançou o Sistema de Reconhecimento Facial em junho deste ano e, desde agosto, a tecnologia passou a ser utilizada pelas Forças de Segurança.

A PMAM conta, também, com novas viaturas na capital e no interior do Amazonas, integradas ao Sistema Paredão, com tecnologia embarcada para leitura de placas de veículos, auxiliando a coibir crimes como roubos e furtos.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui