Na manhã desta segunda-feira (08), uma mulher morreu e o filho dela foi salvo por um morador local, na Praia do Marahú, em Mosqueiro, distrito de Belém.
Em um vídeo feito por ele nas redes sociais, o artista plástico contou como tudo aconteceu e disse que se deparou com a situação no momento em que almoçava.
Ele participou do resgate e auxiliou agentes do Corpo de Bombeiros. “Eu tô sem palavras para descrever o que eu acabei de ver. Era uma garoto de nove anos segurando a mão da mãe”, disse emocionado.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que a criança foi resgatada com vida e encaminhada para atendimento médico, enquanto a mãe veio a óbito.
Casos de afogamento no Brasil
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), 16 pessoas morrem afogadas no Brasil todos os dias. Em julho deste ano, o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostrou que crianças e jovens estão entre as principais vítimas.
As mortes por afogamento são um caso de saúde pública e devem ser olhados com atenção, sobretudo no que tange à formas de prevenção, estratégias intersetorias, sobretudo voltadas à grupos mais vuneráveis, como crianças e jovens.