A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), com o apoio do Instituto de Criminalística (IC), Batalhão Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste da Polícia Militar, deflagrou, na noite de sexta-feira (29/08), a Operação Harpócrates, focada no combate à poluição sonora. A operação resultou na fiscalização de oito empreendimentos que utilizam equipamentos de som.
De acordo com a delegada Juliana Viga, durante a ação uma mulher de 33 anos, proprietária de um bar, foi presa em flagrante, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
“Ela foi presa pelos crimes de poluição sonora, descumprimento de embargo e ausência de licença ambiental. O estabelecimento estava interditado desde 2022 pela Semmas devido à falta de licença ambiental”, informou a delegada.
Segundo a autoridade policial, apesar da interdição, o bar continuava a funcionar, emitindo ruídos excessivos. A Semmas, por meio de medição com sonômetro, constatou que a pressão sonora dos equipamentos de som no local alcançou 86 decibéis, enquanto o limite permitido para a área é de 55 decibéis.
A mulher será submetida a audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.