A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Norte/Leste, cumpriu, na quinta-feira (12/02), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 32 anos, pelo descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU), além dos crimes de injúria e ameaça praticados contra a ex-companheira, de 30 anos.
De acordo com a delegada Nathalia Oliveira, os crimes tiveram início no dia 2 de fevereiro deste ano, na residência da vítima. Na ocasião, o autor, mesmo ciente da ordem judicial, entrou no local visivelmente alterado e passou a exigir que o aparelho celular da vítima fosse desbloqueado.
“Diante da recusa da vítima em entregar o celular, ele tomou o aparelho e fugiu do local. Posteriormente, retornou à residência para insistir no desbloqueio. Após nova negativa, devolveu o aparelho e passou a agredi-la fisicamente”, informou a delegada.
Ainda segundo a autoridade policial, a vítima conseguiu se trancar no quarto, porém o autor arrombou a porta, lançou-se contra ela e puxou seus cabelos, arrastando-a até a varanda, onde bateu a cabeça da mulher contra a parede.
“Em relato, ela contou que as agressões físicas cessaram apenas após a intervenção de sua filha, de 13 anos. No entanto, o homem continuou com as agressões verbais, afirmando que machucaria ambas caso o celular não fosse novamente entregue. Em seguida, ele fugiu do local”, detalhou a delegada.
Conforme Nathalia Oliveira, após esse episódio, as condutas do suspeito tornaram-se recorrentes, incluindo novos descumprimentos da medida protetiva, ameaças de morte, perseguições e injúrias.
“Em uma das ocasiões, ele foi até a casa da vítima e encontrou um amigo dela no local. Na oportunidade, ameaçou o rapaz e também a filha da vítima, exigindo informações sobre o paradeiro dela, que não se encontrava no imóvel”, relatou a delegada titular.
Por fim, na tarde do dia 9 de fevereiro, enquanto a vítima retornava do trabalho a pé, o autor surgiu em uma motocicleta e tentou atropelá-la. A mulher conseguiu desviar e não foi atingida.
“Além da tentativa de atropelamento, ele proferiu diversas ameaças. Após os sucessivos episódios e temendo por sua vida, a vítima compareceu à delegacia, onde relatou todos os crimes cometidos”, informou a autoridade policial.
Diante dos fatos, a equipe policial solicitou imediatamente a prisão preventiva do homem, a qual foi deferida pela Justiça e cumprida na manhã de quinta-feira, na rua Japiim, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência (MPU), injúria e ameaça. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.





