A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje, no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, a Operação Rotas Cruzadas, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no aliciamento e envio de “mulas” transportando cocaína para o exterior.
Na manhã desta terça-feira (6/5), equipes de policiais federais cumpriram um Mandado de Prisão Temporária e um Mandado de Busca e Apreensão na zona leste da cidade de São Paulo. Os mandados visam prender um suspeito de ser o responsável pelo financiamento de outros grupos criminosos, já desarticulados pela PF, que aliciavam as chamadas “mulas do tráfico”. Essas pessoas eram enviadas ao exterior, majoritariamente para a França, com cocaína dentro de cápsulas em seus aparelhos digestivos.
Há suspeitas de que duas empresas pertencentes ao alvo desta Operação sejam de fachada e utilizadas para lavagem de dinheiro.
O tráfico de cocaína por meio da ingestão de cápsulas com a droga representa um grande custo social, devido ao aliciamento de jovens e mulheres com filhos pequenos. Essas pessoas ficam em locais com higiene precária e são submetidas a diversos tipos de abusos, arriscando suas vidas devido ao risco de rompimento de uma cápsula ou durante a cirurgia para retirada do entorpecente que não foi expelido naturalmente. Além disso, os indivíduos identificados com droga no aparelho digestivo são encaminhados a hospitais públicos, onde permanecem sob custódia hospitalar realizada pela Polícia Penal do Estado de São Paulo.





