A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus, prendeu em flagrante, na sexta-feira (29/08), um homem de 29 anos pelos crimes de ameaça e perseguição no âmbito da violência doméstica contra sua própria mãe, de 71 anos.
A ação faz parte da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência doméstica contra a mulher em todo o país.
Conforme o delegado Célio Lima, da 70ª DIP, as diligências foram iniciadas após a vítima registrar o Boletim de Ocorrência (BO). Ela relatou que residia com o filho, mas precisou viajar para outra cidade, onde permaneceu por cerca de quatro meses, acompanhada de familiares, devido às ameaças feitas por ele. Durante esse período, o filho havia vendido diversos objetos da residência para consumir entorpecentes.
“A vítima retornou a Juruá no dia 29 de agosto, hospedando-se na casa de sua filha, para evitar que o filho tivesse acesso ao valor de sua aposentadoria. Por volta das 14h30 do mesmo dia, o suspeito passou a procurá-la, exigindo dinheiro para a compra de entorpecentes. Diante da negativa, ele proferiu ameaças, perseguiu a vítima dentro da residência de sua filha e adotou um comportamento agressivo”, explicou o delegado.
Temendo pela sua segurança, a mulher buscou abrigo dentro da residência, sendo necessário que suas filhas interviessem para protegê-la, disse o delegado.
“A mulher também informou que, devido ao medo da violência do filho, deixou sua própria casa para que ele pudesse residir sozinho no local”, acrescentou o delegado.
O homem foi localizado e preso em flagrante. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.