A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal do Amazonas (DRE/AM) apreendeu 840 kg de cocaína de alta pureza, durante ação fluvial nessa quinta-feira (20) na calha do Rio Solimões, trecho compreendido entre os municípios de Anamã e Manacapuru, no interior do Amazonas. Três homens foram presos.
Segundo a PF, a carga de drogas encontrava-se oculta na estrutura da embarcação utilizada pelos criminosos, sendo uma balsa boieira de transporte de gado. Para acessar o compartimento onde se encontrava os ilícitos, a equipe de policiais federais contou com o apoio dos bombeiros militares da Segunda Companhia Independente de Manacapuru.
A PF também informou que os três presos em flagrante, de nacionalidade brasileira, foram indiciados por tráfico transnacional de drogas e associação para o tráfico. Segundo os presos, a droga seria de origem colombiana, tendo sido embarcada na região da tríplice fronteira, tendo como destino o estado do Pará.
A Polícia Federal ressaltou que a droga apreendida trata-se de cocaína de mais alta pureza existente no mercado do tráfico, conhecida vulgarmente como “Brilho” ou “Escama de Peixe”, que normalmente se destina a exportação.
Essa foi a maior apreensão do referido tipo de droga da história da Polícia Federal do Amazonas.