A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) prendeu quatro homens, de idades não informadas, suspeitos de agredirem mulheres, no domingo (24/08), em Manaus e no município de Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus). Um dos suspeitos é filho da vítima.
As prisões fazem parte da Operação Shamar, iniciativa para o fortalecimento de ações ostensivas, repressivas e preventivas no enfrentamento à violência contra a mulher. As ações contam com o apoio de toda a rede de proteção, composta por órgãos das esferas estadual, municipal e federal, reforçando o compromisso do Estado com a defesa dos direitos e da integridade das mulheres.
A Operação é coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e será desencadeada durante todo o mês de agosto.
No município de Caapiranga, por volta das 14h20, a equipe policial do 5° Grupamento de Polícia Militar (GPM), foi acionada com informações de que uma mulher, de 25 anos, havia sido agredida pelo próprio cônjuge, de 23, na Comunidade de São José do Araras. O suspeito foi localizado, confirmou as agressões e foi conduzido ao 32ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
Em Manaus, por volta das 21h45, policiais militares da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atenderam uma denúncia de populares sobre uma tentativa de linchamento na Rua União, bairro Coroado. No local, a vítima, de 24 anos, informou que o esposo, de 33, havia empurrado ela do segundo andar da residência após uma discussão.
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apresentando escoriações e luxações, enquanto o acusado também deu entrada no hospital com fraturas nos tornozelos. Após alta médica, o casal foi conduzido à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM).
No bairro Santa Luzia, por volta das 20h, a equipe da 2ª Cicom foi acionada por uma transeunte, informando que seu companheiro estava quebrando objetos e havia tentado agredí-la em sua residência, localizada na Rua Santa Rita. Os policiais militares capturaram o suspeito e conduziram à DECCM.
No bairro Santo Agostinho, por volta das 22h, a equipe policial da 8ª Cicom recebeu uma denúncia sobre agressão envolvendo uma idosa, de 62 anos. A vítima relatou aos PMs ter sido agredida pelo filho, de 32, e que ele também havia entrado em luta corporal com o pai, além de ter danificado eletrodomésticos da residência.
A vítima, o suspeito e outro familiar foram conduzidos à DECCM.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.