Polícias Civil e Militar prendem quatro homens e apreendem um adolescente por roubos a ônibus

Um dos indivíduos é suspeito de participar de pelo menos 12 roubos a transportes públicos coletivos

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), efetuou a prisão de quatro indivíduos e apreensão de um adolescente, 16, por envolvimento em roubos a ônibus e rotas de Manaus.

Os presos foram identificados como Antônio Marcelo Lima de Figueiredo Filho, 26; Israel Mota dos Santos, 28; Kleverton Ramos da Silva, 20, conhecido como “Pará”; e Yuri Queiroz de Oliveira, 24.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (25/09), estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida; o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc; A tenente-coronel PM Otacicleide, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), da PMAM; e Tarcio Marques, representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

O secretário de Segurança Pública destacou que as prisões resultaram da ação integrada das Polícias Civil e Militar, desencadeadas entre os dias 19 e 23 de setembro. De acordo com Almeida, a resposta rápida tem como finalidade dar mais tranquilidade a quem utiliza tanto do transporte coletivo quando de rotas voltadas a atender trabalhadores do Distrito Industrial.

“Esse trabalho tem proporcionado a redução de uma questão que vem afligindo a população da capital amazonense. Os grupos criminosos envolvidos com roubos a ônibus e rotas do Polo Industrial de Manaus (PIM) estão sendo desarticulados e colocados à disposição da Justiça, agora com a materialidade mais efetiva a partir da criação do Núcleo”, disse o secretário.

O secretário também destacou a colaboração da população, por meio das denúncias feitas pelo 181, da SSP-AM, em elucidar os roubos. “Essa parceria está nos auxiliando a chegar na identificação dos membros desses grupos criminoso e tirar um a um de circulação, fazendo com que, consequentemente, o crime tenha redução em Manaus”, citou Almeida.

 

Prisões

O delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc, informou que as diligências iniciaram quando a Polícia Militar recebeu a denúncia sobre Yuri ter sido visto em um ônibus, e a prisão dele foi efetuada no dia 19 de setembro. O indivíduo é suspeito de pelo menos 12 assaltos a ônibus e coletivos entre os dias 1º de setembro e 16 de setembro.

“Ele já era alvo de investigação e estava com um mandado de prisão em aberto, o qual foi solicitado pelo Nurcc. A imagem dele chegou a ser divulgada como procurado no dia 16 de setembro e isso facilitou que a população pudesse reconhecê-lo e denunciá-lo”, falou o delegado.

Segundo o delegado, continuando a operação, mais três indivíduos de alta periculosidade foram detidos, por envolvimentos em roubos a coletivos de Manaus, e também foi dado cumprimento a outros dois mandados de prisão preventiva, no dia 23 de setembro.

A tenente-coronel PM Otacicleide, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), explicou que, em uma das ocorrências que o investigado pelo Nurcc foi preso, foi atendida por efetivo composto por futuros soldados da corporação, que iniciaram estágio operacional supervisionado no dia 10 de setembro. Desde a data, mil alunos soldados realizam patrulhamento a pé e em viaturas em todas as zonas de Manaus.

“Nós temos uma patrulha de alunos soldados no Terminal 5 e um transeunte informou à equipe que uma pessoa, que estava sendo procurada, estava numa linha de ônibus. O aluno soldado identificou o suspeito como sendo o Yuri Queiroz. Então, a partir daí ele foi detido e conduzido à delegacia”, contou.

 

Procedimentos

Os homens responderão por roubo majorado e ficarão à disposição da Justiça. O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado e está à disposição do Juizado Infracional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui