SSP-AM promove curso de APH Atendimento Pré-Hospitalar Tático voltado para mulheres das Forças de Segurança

Realizado por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas, o curso teve duração de três dias e contou com a participação de 15 servidoras

Fotos: Júlia Rodrigues e Lívia Fonseca/SSP-AM e Higor Fotografia 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), promoveu, entre quarta-feira (29/10) e esta sexta-feira (31/10), o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático voltado exclusivamente para mulheres das Forças de Segurança do Estado.

Participaram do curso 15 profissionais da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Manaus.

De acordo com o diretor do Dioa, delegado Rafael Montenegro, a iniciativa representa mais um passo na valorização e capacitação técnica das mulheres que atuam na linha de frente da segurança pública.

“Esta é a segunda edição do curso prático de APH dedicado exclusivamente ao público feminino. Em alusão ao Outubro Rosa, a SSP, por meio do Dioa, apoia essa ideia e promoveu mais uma edição especial. Este ano contamos com a participação de servidoras de várias instituições, onde foram três dias de instruções, entre aulas teóricas e práticas, encerrando com um exercício de simulação de combate e resgate real com vítima”, destacou o delegado.

Durante o treinamento, as participantes receberam instruções sobre protocolos de atendimento em campo de combate, controle de hemorragias, manejo de vítimas feridas por arma de fogo, imobilização e evacuação em áreas de risco.

“Para o nosso público, da segurança pública, é extremamente necessário esse curso, porque nós vamos ensinar a salvar vidas, ou pelo menos a tentar dar uma sobrevida até o atendimento intrahospitalar. A SSP-AM está de parabéns pela realização dessa aula”, disse a instrutora do curso, tenente Ednelma, da Polícia Militar de Roraima.

 

Capacitação

Para a delegada Rosana Ferreira, da PC-AM, o curso reforça o papel das mulheres nas operações de segurança.

“Esse curso foi muito importante porque contou com apenas policiais mulheres e está sendo realizado em outubro, no mês dedicado ao Outubro Rosa, e possibilitou que essas mulheres de corporações diferentes pudessem se integrar e obter esse conhecimento, levando para os demais membros da nossa corporação e aplicar, quando necessário nas nossas atividades”, ressaltou.

A 2° tenente Janaína, da PMAM, destacou que o curso amplia a segurança das equipes em situações de risco. “Nós, mulheres das forças de segurança, estamos reunidas hoje para finalizar o curso que foi fundamental para a nossa profissão. Só tenho a agradecer a oportunidade, porque a tropa precisa se especializar cada vez mais para que possamos atuar sempre com segurança”, disse.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui