Tráfico de drogas invade feiras no Centro de Manaus

O assassinato de William Gabriel de Souza Magalhães, 19, evidenciou a presença do tráfico de drogas na Feira Manaus Moderna. Antes de ser morto, a vítima vendia drogas na localidade. Ações policiais identificaram também a comercialização de entorpecentes na Feira da Panair

O assassinato de William Gabriel de Souza Magalhães, no último dia 18, dentro da feira Manaus Moderna, no Centro de Manaus, evidenciou que o espaço passou a ter a presença do tráfico de drogas. Após o homicídio, ações de policiamento identificaram a venda de entorpecentes também na Feira da Panair, bairro Educandos, zona sul da capital.

Willian foi morto durante o dia, dentro da Manaus Moderna. O crime foi flagrado por câmeras da feira, que deram o suporte para as investigações policiais. Os suspeitos já foram presos por policiais do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), durante uma operação, na última sexta-feira, 22/7.

O venezuelano Uandelas Firmino foi quem praticou o crime. Ele contou com o suporte de um adolescente, que foi até o encontro da vítima, que estava vendendo drogas dentro da Feira Manaus Moderna. O adolescente chegou a comprar entorpecentes e apontou a localização de Willian para que Uandelas o executasse.

A partir da prisão dos suspeitos, a polícia identificou que a morte de Willian foi praticada em decorrência da briga entre as facções criminosas, que disputam o tráfico no Centro de Manaus. Neste caso, dentro da Feira Manaus Moderna, que passou a ser um dos pontos de venda de entorpecentes.

Logo após o crime, a Polícia Militar (PM) realizou operações na localidade com mais frequência. Durante a ação intitulada ‘Varredura’, no dia 20, policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) encontraram, dentro da Feira Manaus Moderna, diversas pedras médias de oxi, 45 trouxinhas da mesma droga, uma porção de maconha, 38 cigarros de maconha, duas porções de cocaína, três balanças de precisão, diversos pinos e ‘sacoletas’ para o embalo e comercialização de entorpecentes. Os responsáveis pela droga não foram localizados.

Na Panair

O tráfico de drogas, porém, não foi identificado somente dentro deste espaço. A Polícia Militar (PM) já realizou uma série de apreensões na Feira da Panair, no Educandos, na zona Sul da cidade. Uma das últimas apreensões ocorreu na noite do dia 21 deste mês, por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).

A polícia apreendeu grandes quantidades de maconha e cocaína, dinheiro, duas balanças de prisão, uma arma caseira e também um colete à prova de balas. O material estava em posse de um homem de 22 anos, que não teve o nome revelado.

O local, também, já serviu de palco para inúmeras mortes, principalmente, à noite, quando as ações dos traficantes são mais incisivas. Em setembro do ano passado, por exemplo, dois homens foram mortos durante um ataque a um grupo de pessoas que estava na feira.

Durante o ataque, os suspeitos de terem efetuado os tiros, se auto intitulam como integrantes da facção criminosa Cartel do Norte (CDN).

Prisões

Em maio deste ano, após pedido do Ministério Público do Amazonas (MPE), policiais do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam Alexsandro Magalhães Evangelista, 19.  A prisão ocorreu nas proximidades da Feira da Panair.

Na época, a delegada Elizabeth de Paula, titular do 2º DIP, relatou que as diligências iniciaram após a equipe policial receber denúncia da 85ª Promotoria de Justiça de Manaus, para apurar a atuação do tráfico de drogas naquela localidade.

“Com base na denúncia recebida, fomos ao local e encontramos Alexsandro. Com ele, apreendemos duas caixinhas com diversos papelotes (utilizados para embalar drogas), uma porção média de oxi e outra de maconha, 15 pinos vazios usados para guardar cocaína, além de R$ 76 proveniente da venda do material ilícito”, informou a delegada. (TodaHora)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui