A pilha de rejeitos que desmoronou dentro da Mina de Turmalina, em Conceição do Pará, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, neste sábado (7) atingiu algumas casas de um povoado próximo, mas não causou danos maiores. A informação foi concedida à Itatiaia pelo prefeito da cidade, José Cassimiro Rodrigues.
“Realmente houve esse desastre aqui, porém são resíduos sólidos, não líquidos. Não atingiu ninguém. São poucas casas que estão sendo atingidas, mas o pessoal da mineração está tomando todas as providências, dando todo o suporte, mas não tem danos maiores, não”, contou.
O problema na mina foi detectado logo de manhã, em uma inspeção diária. Segundo a Polícia Militar, foi detectada uma rachadura de um possível rompimento da mina e imediatamente foi acionado o plano de segurança, evacuando e isolando o local.
Às 9h30, segundo a PM, a pilha rompeu e houve o deslizamento. O local já não tinha ninguém e não houve danos maiores. A população do povoado de Casquilho já está sendo orientado por funcionários da segurança do local.