Mais de 160 mil alunos da Prefeitura de Manaus participam da última Avaliação de Desempenho do Estudante 2025

Fotos - Eliton Santos/Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 7/10, a 2ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) de 2025. A aplicação envolveu 162 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 367 escolas da rede municipal. A avaliação busca preparar os estudantes para exames futuros e identificar pontos que necessitam de reforço, com ações pedagógicas mais assertivas nas escolas municipais.

A ADE é elaborada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, e é aplicada duas vezes ao ano para avaliar o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, com 22 questões para as duas disciplinas. A avaliação, segue os moldes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC).

O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, acompanhou a aplicação em três escolas e destacou a importância do processo avaliativo para o fortalecimento da aprendizagem.

“A ADE é uma avaliação aplicada em larga escala na rede municipal de ensino. Hoje estivemos presentes nas escolas municipais João Goulart e Paulo Graça e no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Almeida. Nessas unidades, pudemos observar a performance dos alunos e foi extraordinária”, afirmou o subsecretário.

O professor Marcicley Oliveira, da escola municipal Presidente João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, comentou sobre a participação dos alunos na avaliação e ressaltou a preparação da escola para o exame. “Os alunos vieram concentrados, pois a escola e o quadro administrativo já vinham trabalhando há bastante tempo com simulados e atividades preparatórias. Por isso, hoje eles chegaram prontos para dar o melhor de si”, pontuou.

O estudante do 6º ano, Manuel Vazquez, de 12 anos, disse que a prova estava um pouco complexa, mas ressaltou que, com atenção e estudo, conseguiu responder com tranquilidade às questões.

“Algumas questões são fáceis, outras mais difíceis, mas quem estuda consegue se sair bem. A minha dica é ler com calma, reler sempre que precisar e, antes de entregar, conferir se marcou todas as respostas”, concluiu Manuel.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui