O prefeito de Manaus, David Almeida, iniciou o domingo, 19/10, com uma vistoria às obras de requalificação da praça dos Remédios, e aos novos equipamentos de assistência social da prefeitura, o Centro Pop, a Casa de Passagem e o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS), todas no Centro da capital amazonense.
Durante a visita, o prefeito reforçou o protagonismo da gestão municipal no resgate do patrimônio histórico e na ampliação das políticas de acolhimento e reinserção social, que fazem parte das comemorações pelos 356 anos de Manaus.
A revitalização da praça dos Remédios, contempla o recapeamento em pedra portuguesa, recomposição de bancos, modernização da iluminação, recuperação de pilares ornamentais e novo paisagismo, valorizando uma das áreas mais simbólicas do Centro Histórico.
Como o próprio prefeito destacou durante a vistoria
“Estamos aqui visitando a praça dos Remédios e vejam como está ficando linda. Estamos na fase final de acabamento, no restauro da praça para entregar no aniversário de Manaus. Nós vamos devolver a dignidade desta praça aos seus moradores e às pessoas que frequentam.”
O restauro da praça faz parte do programa “Mutirão no Centro”, que visa revitalizar espaços públicos, ampliar a acessibilidade e devolver o valor histórico e social das praças e largos de Manaus. A entrega da obra está prevista para o dia 24 de outubro, data do aniversário da cidade.
Acompanhado dos secretários Saullo Vianna, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Joel Silva, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e do superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, o prefeito destacou que as entregas simbolizam a união entre o resgate da história e o fortalecimento das políticas de inclusão social em Manaus.
No eixo social, o prefeito também fiscalizou o andamento das obras do Centro Pop, da Casa de Passagem e do Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS), três novos equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua. As unidades, sob coordenação da Semasc, contarão com serviços de alimentação, higienização, atendimento psicossocial, encaminhamento para o mercado de trabalho e inserção em programas de capacitação e moradia.
Durante a vistoria, David Almeida ressaltou a importância do trabalho integrado entre várias secretarias.
“Manhã de domingo, estamos aqui visitando, fiscalizando as obras do Centro Pop, da Casa de Passagem e do CADS. São serviços transversais com os quais vamos atender à população em situação de rua. Aqui nós vamos funcionar com a Secretaria de Assistência Social, Cultura, Esporte, Habitação e Educação. É um sonho de uma geração que está sendo finalizado, e muito em breve vamos entregar à população. É dignidade, é o resgate da autoestima da população em situação de rua. Manaus está avançando também nas questões sociais.”
O secretário Saullo Vianna destacou o caráter humanitário e transformador das novas estruturas. “Este novo equipamento traduz o compromisso da Prefeitura de Manaus com a dignidade e a reinserção social. Colocamos à disposição da população um espaço que não apenas acolhe, mas também oferece caminhos para o trabalho, para a saúde e para a reconstrução de vidas.”
Intervenção artística, turismo e pertencimento
Em complemento às ações de infraestrutura e assistência social, o artista plástico Jarbas Lobão está realizando uma intervenção artística no Centro Pop, com o objetivo de promover o sentimento de pertencimento e divulgar os novos equipamentos turísticos e culturais de Manaus.
A iniciativa simboliza a integração entre as políticas de assistência, cultura e turismo, reforçando a visão da Prefeitura de Manaus de que a cidade se transforma quando seus espaços públicos são revitalizados e passam a incluir todos os cidadãos.
Gestão integrada e compromisso com a cidade
A presença do prefeito David Almeida nas frentes de trabalho demonstra a articulação direta entre diferentes secretarias e órgãos municipais em torno de dois grandes eixos: valorização do patrimônio histórico e expansão das políticas de inclusão social. As entregas previstas para o aniversário de Manaus representam, segundo o prefeito, “presentes para a cidade” e consolidam um legado de gestão voltado à dignidade, à história e ao futuro da capital amazonense.