As equipes da Semulsp atuaram na remoção de pontos de descarte ilegal no Prosamim do bairro Cachoeirinha, zona Sul; na rua Bambuzinho, no bairro Nova Vitória, e na avenida Mirra, no bairro Jorge Teixeira, ambos na zona Leste de Manaus. Essas áreas vinham sendo utilizadas indevidamente como depósitos de lixo, contribuindo para o entupimento de bueiros, transbordamento de igarapés, alagamentos em casas e deslizamentos de terra.
Segundo o secretário de Gestão da Semulsp, Altevir Moreira, essas lixeiras irregulares representam uma ameaça direta à população.
“Muita gente não percebe, mas jogar lixo em local indevido pode custar vidas. Esse lixo entope os bueiros, impede o escoamento da água, faz os igarapés transbordarem e provoca deslizamentos. Já tivemos mortes em Manaus por causa disso. Estamos cumprindo a orientação do prefeito David Almeida de intensificar o trabalho de limpeza, mas reforçamos que a população precisa fazer a sua parte. Cuidar da cidade é um dever de todos”, enfatizou Moreira.
Moradores das áreas beneficiadas reconheceram que a ação não é inédita. Em muitos casos, a Semulsp já esteve nos locais mais de uma vez, realizando limpeza e desarticulação de lixeiras irregulares, mas o problema volta a se repetir por conta da falta de consciência por parte da população.

“Essa não é a primeira vez que a prefeitura vem aqui. A Semulsp já limpou várias vezes, mas logo depois o povo volta a jogar lixo no mesmo lugar. É um trabalho que tem que ser reforçado, sim, mas a mudança tem que começar por nós também”, disse a moradora do Prosamim do Cachoeirinha, Maria do Socorro.
A Semulsp reforça que manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. A colaboração dos moradores é essencial para evitar tragédias, especialmente nesse período de chuvas intensas.
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Divulgação/Semulsp (em anexo)





