Com o intuito de incentivar a prática de preservação à natureza, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 23/4, uma aula no Instituto Soka Amazônia com 35 alunos do 7° ano da Escola Municipal Etelvina Braga, na zona leste de Manaus. A ação faz parte do projeto Academia Ambiental, da Ocas do Conhecimento Ambiental, em parceria com o Instituto.
A aula contou com visitas ao laboratório de sementes, no meliponário de abelhas sem ferrão, ao encontro das águas, vista ao mirante, árvore amazônica, conhecida como Samaúma e à trilha ecológica.
A professora Sandra Acioli, afirmou que a parceria do Instituto Soka Amazônia com a Semed é importante para o aprendizado dos alunos, bem como reforça o cuidado com a natureza.
“Essa parceria é de suma importância, pois tira os alunos da sala de aula, onde eles têm apenas a parte da teoria e os colocam diante dessa natureza exuberante que temos aqui dentro de Manaus. Então, é muito maravilhosa essa vivência entre a natureza”, afirmou Sandra.
Para o coordenador da Academia Ambiental do instituto, Jean Leão, o projeto que já tem oito anos, tem o objetivo de selecionar todo ano, 25 escolas para participarem das aulas.
“O objetivo do projeto é oferecer uma aula diferenciada para esses jovens ao ar livre, uma reserva ambiental a qual nós estamos, onde temos um circuito para a gente falar sobre sementes, árvores e ecologia. A trilha dura aproximadamente duas horas e meia e ao final, a gente espera que haja uma sensibilização desses jovens e assim, termos mais braços para proteger a Amazônia”, disse Jean.
A aluna Bruna Kiara de Melo, 12, disse que gostou muito da aula, pois conseguiu conhecer mais sobre os cuidados de conservação da natureza.
“Então, eu gostei muito de aprender sobre proteger a natureza, existem várias espécies de sementes, que a gente tem que está cuidando para ajudar o meio ambiente. Eu achei muito curioso que existem folhas muito grandes, e eu estou gostando muito de saber sobre a importância de salvar e sempre manter bem conservado o meio ambiente”, finalizou Bruna.