O primeiro Skyglass de Manaus, que promete movimentar o centro histórico da cidade, começa a ganhar forma, nesta sexta-feira, 11/10, com o início dos trabalhos de aterro no entorno do mirante Lúcia Almeida. A plataforma será instalada no terceiro andar da edificação, na grande varanda aberta com vista exclusiva para o pôr do sol, rio Negro e ponte Phelippe Daou.
Contemplando o projeto “Nosso Centro”, que visa a reabilitação da área central da capital amazonense, o Skyglass será a quinta intervenção realizada no início da avenida 7 de Setembro, onde já foram entregues pela atual gestão da Prefeitura de Manaus, o mirante, o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355.
De acordo com a previsão dos técnicos e da equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a estimativa é que entre os dias 20 e 22/10, o Skyglass esteja em pleno funcionamento como um presente à população dos 355 anos de aniversário de Manaus.
A plataforma vai formar um arco completo fechado com o guarda-corpo, como explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente. “O Skyglass começa a ser montado com os serviços de infraestrutura para chegada do guindaste e as medições e ajustes na estrutura já construída. A partir disso, será feita sua instalação e o acabamento”.
Estrutura
As oito peças de vidro laminado translúcido têm 43 milímetros de espessura e foram produzidas com camadas intermediárias estruturais à base de resina ionomérica para uso em laminados, a sentryglas, que é cinco vezes mais resistente e até cem vezes mais rígida do que os interlayers convencionais.
As peças vão formar um piso de 40 metros quadrados, na varanda, finalizando a obra do mirante. O piso foi feito sob encomenda e vai exigir um complexo serviço de instalação. Cada peça de vidro pesa 500 quilos e sua produção levou seis meses, com as devidas dimensões de cada encaixe na estrutura em ferro.