Rede municipal de Educação é pioneira do Norte a receber a ‘Biblioteca Futuro’

Foto - Mário Oliveira/ Semed 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu, nesta quinta-feira, 25/9, da Rede Educare, em parceria com a Ardagh Metal Packaging, a “Biblioteca Futuro”. A rede municipal é a primeira da região Norte a ser contemplada com o espaço, instalado na escola municipal Etelvina Pereira Braga, no bairro Coroado, zona Leste, beneficiando mais de 540 estudantes da unidade.

Trata-se da 6ª biblioteca entregue no Brasil. O espaço possui 850 livros com temas variados, com o objetivo de transformar a forma de ensinar e aprender, oferecendo recursos que vão além dos livros, como jogos pedagógicos, brinquedos educativos, instrumentos científicos, materiais de pesquisa, com o uso de notebooks.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou a importância da nova biblioteca para a Semed e ressaltou o avanço educacional de Manaus. “Vir à escola é, sim, um dever, mas aqui também é um local de alegria e diversão. Trabalhando a educação dessa forma, colocamos Manaus entre as capitais que mais avançaram na educação no último ano. Este novo espaço vai contribuir ainda mais para aprendizagem dos nossos estudantes”, completou o secretário.

A estudante Clara Valente, 13, do 8º ano, ficou encantada com o ambiente lúdico, colorido e repleto de estímulos visuais interativos. O espaço convida alunos e professores a explorarem o universo da sustentabilidade, apresentando conteúdos que abordam temas essenciais para o presente e o futuro do planeta.

“É muito legal, porque estimula a nossa leitura e, agora, temos vários livros diferentes. Também ajuda os colegas com deficiência, como os autistas, ou deficientes visuais, já que também tem livros em braille”, contou Clara.

O gestor da escola, André Batista, afirmou que a chegada do projeto “Biblioteca Futuro”, que está na 3ª edição, representa um marco na aprendizagem dos alunos. “Estamos recebendo um novo espaço com uma nova roupagem, unindo passado e futuro. Teremos uma biblioteca ativa, com bibliotecária, tecnologias, livros e um funcionamento diário, que vai beneficiar não só nossos alunos do 6º ao 9º ano, mas também as escolas vizinhas com turmas do 1º ao 5º ano”, comentou André.

Durante o evento, o gerente de Operações da Ardagh em Manaus, Valterlei Mendonça, enfatizou o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e educacional das comunidades onde atua. “A biblioteca não é apenas um espaço, mas uma ferramenta que fortalece a educação e o crescimento coletivo. Para a Ardagh, ações sociais e de sustentabilidade são pilares estratégicos, e projetos como este mostram o quanto podemos contribuir para transformar realidades locais”, afirmou Valterlei.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui