Usuários e comunitários hipertensos e diabéticos frequentadores do Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul, participaram de um curso de autocuidado promovido pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta quarta-feira, 23/4, com enfoque na prevenção e controle da hipertensão arterial. Aproximadamente 50 usuários participaram da atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado do Amazonas (SBC/AM).
Os participantes do curso receberam noções básicas sobre fatores de risco, sintomas e complicações da hipertensão arterial, e orientações sobre cuidados e práticas essenciais para controle da condição, como a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. A formação foi conduzida por profissionais do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes e do Distrito de Saúde (Disa) Sul da Semsa.
A proposta do curso, relata a chefe do Núcleo de Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, Phamela Costa, é fortalecer o autocuidado entre hipertensos e diabéticos, com orientações e noções importantes para que esses usuários atuem na gestão da própria saúde e tenham maior qualidade de vida no dia a dia.
“Aqui eles têm orientações de profissionais das áreas de nutrição, cardiologia, farmácia, reforçando o papel da alimentação saudável e da atividade física, e a importância do acompanhamento nas unidades básicas, para realização de exames e avaliação da equipe de saúde”, apontou a gestora.
A atividade, conforme Phamela, marca a abertura da agenda da Semsa com foco na prevenção e combate à hipertensão arterial, no período que compreende as datas nacional e mundial de mobilização contra a doença, respectivamente 26 de abril e 17 de maio. “Neste mês, vamos reforçar ações de educação em saúde e oferta de serviços, destacando a prevenção da hipertensão e a promoção da saúde como um todo”.
Informação e prevenção
Uma das facilitadoras do curso de autocuidado, a médica cardiologista da Semsa e presidente da SBC/AM, Márcia Regina Silva, enfatizou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da hipertensão, levando em conta que a maioria das pessoas desconhece ter a doença, que não apresenta sintomas evidentes na maior parte dos casos.
“Muitas vezes, a doença tem tanto tempo que o usuário já apresenta complicações irreversíveis. Essa campanha visa justamente incentivar a prevenção e diagnóstico precoce, a fim de evitar essas complicações, capazes de comprometer a qualidade de vida da pessoa”, pontuou a especialista, que atua na policlínica Castelo Branco.
Márcia reiterou as recomendações da equipe multiprofissional do curso, enfatizando o papel da alimentação equilibrada e da atividade física para combater fatores de risco para a hipertensão, como a obesidade e o sedentarismo.
“Na dúvida, procure a unidade de saúde da prefeitura mais próxima de sua casa, pois lá você terá uma equipe capaz de aferir a pressão arterial de forma adequada e fazer o diagnóstico precoce, bem como de acolher e cuidar adequadamente do paciente com hipertensão”, orientou.
Uma das participantes do curso no Parque do Idoso, Elizabeth Regina Pereira, de 67 anos, demonstrou satisfação em participar do curso, relatando que muitas das orientações repassadas foram novidade para ela. “Foram ótimas as apresentações, com informações importantes e essenciais. Fico grata pela oportunidade, pois tudo isso vai contribuir para que eu possa evitar problemas de saúde no futuro”, declarou.
Outra participante da atividade, Ana Isabel Abozaglo, 83, avaliou que o curso trouxe informações relevantes para pessoas que, como ela, convivem com a hipertensão. “Sou hipertensa há muitos anos, e faço acompanhamento, sigo as orientações e mantenho sob controle. Mas há muita gente que não tem conhecimento e precisam dessas palestras para desenvolver um maior cuidado com a doença”, afirmou.
Atividade
Os participantes do curso de autocuidado da Semsa receberam informações gerais sobre fatores de risco, sintomas e complicações da hipertensão arterial, além de informações sobre o acompanhamento médico e cuidados na aferição da pressão arterial. Os usuários também conheceram a carteira de exames e serviços para pessoas com hipertensão e diabetes disponíveis nas unidades da rede municipal.
As equipes da Semsa repassaram também orientações sobre o manejo de insulinas e outros medicamentos utilizados por usuários hipertensos e diabéticos, incluindo cuidados na administração, armazenamento e manuseio dos insumos. Na área de nutrição, os participantes foram orientados sobre a importância do consumo de frutas e verduras, incluindo alimentos regionais, bem como a evitar itens ricos em sais e gorduras, incluindo produtos ultraprocessados.
Ao final da atividade, os usuários presentes receberam certificados de participação do curso.