A culminância do Macroprojeto 2025 da Escola Municipal Minervina Reis Ferreira, movimentou a comunidade Bom Socorro do Zé Açu, na manhã desta sexta-feira (28). Com o tema “A Escola como espaço de aprendizagem: vivendo valores para o exercício da cidadania”, o educandário destacou as atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, da secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, e do vereador Alex Garcia, além da equipe escolar e da comunidade local. As apresentações culturais e exposições temáticas envolveram alunos de diversas turmas, valorizando conhecimentos, práticas cidadãs e reforçando os valores ambientais.
Durante a cerimônia, a vice-prefeita Vanessa Gonçalves fez questão de reforçar o papel essencial da educação no desenvolvimento da comunidade. “Educação é isso, é amar, é incentivar, é cada vez mais estar próximo, porque vocês são o futuro do Zé Açu, vocês são o futuro de Parintins. Está na mão de vocês. Abracem esses projetos tão importantes para a vida de vocês, para que vocês possam somar ainda mais com a comunidade do Zé Açu”, destacou.
A culminância do Macroprojeto também serviu como espaço para destacar os avanços da educação no município. Durante o evento, a secretária de Educação, Gizelle Soares, enfatizou o empenho da equipe pedagógica na construção e execução do projeto escolar.
“A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa tem acreditado muito na educação do município. E, quando se fala em acreditar na educação, estamos falando dos investimentos, da qualificação dos professores, da merenda escolar, do transporte escolar e de várias ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Parabéns, meus colegas professores. Esse evento de vocês hoje é um momento que ficará guardado na nossa história e na história de vocês”, destacou.
Responsável pela coordenação do Macroprojeto há dois anos, o professor Charles Mascarenhas destacou que a iniciativa vai além das atividades apresentadas na culminância. Segundo ele, o projeto tem função estratégica dentro da rede municipal de ensino, pois integra ações pedagógicas, participação da comunidade e propostas voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“É um projeto completo que visa desenvolver políticas públicas para melhoria do desempenho acadêmico dos nossos alunos. O nosso projeto tem como tema principal o espaço como escola de aprendizagem. Ele é subdividido em cinco microprojetos que contemplam todas as áreas de ensino da escola, do maternal ao 9º ano, com temas diversificados, para que contemple o melhor desempenho tanto dos nossos professores quanto dos nossos alunos”, enfatizou.
Entre as apresentações da manhã, uma das atividades que mais chamou atenção foi a desenvolvida pelas turmas do 6º ao 9º ano, que integrou diferentes disciplinas em um trabalho voltado à sustentabilidade. A professora Karina Muniz, de Matemática, explicou como a proposta envolveu conscientização ambiental e o uso de materiais recicláveis.
“Além do tema geral, nós trabalhamos também um subtema. Neste ano, foi a conscientização e as ações para um ambiente mais sustentável. Pensando nisso, tivemos a ideia de abordar o meio ambiente a partir do que é reciclável. Usamos garrafas PET coletadas pelos próprios alunos e desenvolvemos o trabalho com as turmas do 6º ao 9º ano. A atividade contou com a participação dos professores de Português, Educação Física e Matemática”, finalizou.
Texto: Jackeline Carvalho – SECOM
Fotos: Arleison Cruz – SECOM



