Plano de ação da Prefeitura de Parintins vai ampliar projeto de horta nas escolas em 2026

O cultivo de hortaliças por alunos, professores e servidores das escolas municipais Luz do Saber e Mércia Coimbra terá continuidade em 2026, com o início das atividades do ano letivo. A Prefeitura de Parintins iniciou as visitas técnicas, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), às estruturas dos canteiros implantados nas instituições de ensino durante o ano de 2025, nos bairros Itaúna 2 e Palmares.

As escolas municipais Luz do Saber e Mércia Coimbra tornaram-se referências no plantio de espécies como cebolinha, pimenta-de-cheiro, maxixe, feijãozinho, coentro, chicória, alface, couve e tomate. Os projetos de hortas são resultados de uma iniciativa da gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, colocada em prática pela Secretaria Municipal de Produção em parceria estratégica com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O acompanhamento técnico da equipe da Coordenação Vegetal da Sempa proporciona um vasto conhecimento aos alunos, abrangendo desde a coleta de adubos orgânicos nas fazendas e a escolha de sementes, até o semeio, a construção de balcões e casas de vegetação, o manejo dos cultivos, palestras e a colheita. O secretário de produção, Tião Teixeira, informa que o plano de trabalho para 2026 prevê a ampliação do projeto para mais escolas da rede municipal.

Texto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM
Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui