Prefeitura de Parintins fortalece produção de leite com mecanização para pastagem e capineira

A produção de queijos e derivados de leite da Fazenda Espírito Santo, dos produtores Silvania Monteiro Babá e Francisco Alberto, é potencializada pela Prefeitura de Parintins. O foco da ação é garantir o suporte nutricional ao rebanho de bovinos, bubalinos e caprinos no período de escassez de pasto na terra firme, que ocorre ao final do primeiro semestre.

No dia 02 de janeiro, a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) concluiu a mecanização agrícola de 10 hectares na área do laticínio Rancho Alere, na comunidade do Parananema.

​Os serviços de duas patrulhas mecanizadas com implementos agrícolas, direcionados pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, visam o fortalecimento da alimentação animal para suprir a alta demanda por queijos e derivados no comércio municipal, especialmente no mês de junho. O atendimento do programa na Fazenda Espírito Santo foi precedido por orientações técnicas das coordenações Animal e Vegetal da Secretaria de Produção.

​O secretário municipal de produção, Tião Teixeira, destacou que o trabalho totalizou 40 horas-máquina, abrangendo desde a aração até o nivelamento do solo e o preparo para o plantio de capim. A meta é proporcionar alimento suficiente para que o gado suporte a sazonalidade das pastagens durante a cheia do rio. Para isso, a Prefeitura investiu em acompanhamento técnico especializado com zootecnistas e técnicos em agropecuária, além de disponibilizar dois operadores de máquinas pesadas.

​De acordo com a zootecnista Gabrielle Brandão Azêdo, a próxima fase da atividade consiste no plantio das variedades de capim ideais para o solo da região, visando a formação de pastagem e de capineira — um recurso eficiente e de baixo custo para a complementação nutricional em tempos de escassez. “Agora, aguardamos que os produtores providenciem as mudas de capim. Essa é uma área estratégica de produção para o laticínio Rancho Alere, que conta com produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já presentes nas prateleiras dos supermercados da cidade”, explica.

Texto: Gerlean Brasil – SEMPA/SECOM
Fotos: Gabrielle Brandão Azêdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui