Amazonas recebe mais de 18 mil doses da nova vacina contra vírus sincicial respiratório para proteção de gestantes e recém-nascidos

As vacinas serão distribuídas para todos os 62 municípios

Foto: Aline Reis / FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que, nesta quarta-feira (03/12), o Amazonas recebeu 18.800 doses da vacina contra bronquiolite e pneumonia, doenças associadas ao VSR e responsável por grande parte das internações infantis no país, com o objetivo de proteger os recém-nascidos contra formas graves de infecções respiratórias causadas pelo vírus.

As vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde, serão distribuídas aos 62 municípios do estado e serão integradas ao Calendário Nacional de Vacinação da Gestante. A imunização contra o VSR é oferecida em dose única e recomendada a partir da 28ª semana de gestação.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da vacina para a proteção dos recém-nascidos. “Garantir que as gestantes recebam esse imunizante é fundamental para prevenir quadros graves de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida dos bebês”, destaca Tatyana.

A gerente do Programa Estadual de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, ressalta que a vacinação das gestantes desempenha um papel essencial na proteção dos bebês logo nos primeiros meses de vida.

“A orientação é que todas as gestantes a partir da 28ª semana procurem a unidade básica de saúde para receber a vacina. Esse cuidado durante o pré-natal fortalece a imunidade do bebê ainda na gestação e reduz significativamente o risco de complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório”, destaca a gerente.

A FVS-RCP reforça que a vacinação é a principal medida de prevenção contra doenças respiratórias graves em recém-nascidos; e reforça a missão em ampliar o acesso à imunização para proteger mães e bebês em todo o Amazonas.

Para a vacinação, a FVS-RCP recomenda: Levar a Carteira de Vacinação para registro da dose; apresentar um documento oficial com foto, como RG, CPF, CNH ou passaporte; levar o Cartão Nacional de Saúde e, caso não tenha, é possível solicitar na unidade de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui