Cirurgias bariátricas em Parintins curam pacientes de diabetes e outras doenças crônicas

Pacientes que realizaram cirurgias bariátricas em Parintins já estão livres da diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Parintins é o único município do interior do Amazonas a realizar esses procedimentos por meio da Prefeitura e Secretaria de Saúde. A conhecida cirurgia de redução de estômago é realizada através de videolaparoscopia, sob o comando do cirurgião Sidney Chalub. A última jornada aconteceu nos dias 13 e 14 de julho no Hospital Jofre Cohen.

Entre dezembro de 2023 e julho de 2024, as duas jornadas realizadas beneficiaram 10 pacientes. Ádria Brandão contou que desde os 16 anos de idade tinha o diagnóstico de diabetes. Foi operada no sábado, dia 13, e afirmou ter tido melhora imediata.

“Eu cheguei ao ponto em que minha diabetes estava super descompensada. No dia a dia, batia 300, 350 e até 450, o que é um limite muito perigoso. A gente pode entrar em coma diabético, com paralisia de órgãos e até levar à morte. Eu já estava na fase de só esperar o pior. Há muito tempo não conseguia fazer minha glicemia baixar de 100, e logo depois da cirurgia, ela já deu 86. Estou no quarto dia de pós-operatório e ela está super controlada, e eu não estou tomando nenhum tipo de medicação. Eu já era uma dependente de insulina. Acabou”, contou Ádria.

Ela agradeceu à Prefeitura de Parintins e a toda a equipe de saúde pelo trabalho realizado. Disse que, mesmo que não perdesse peso, já teria valido muito a pena.

“Eu tenho uma filha para criar, e não quero perder a vida com ela tão nova. Eu quero viver, e a diabetes era algo que podia me tirar a vida. Essa oportunidade agora me foi devolvida. Além disso, após quatro dias de pós-operatório, já perdi 5 kg. É surreal. É uma felicidade imensa. É gratidão eterna ao prefeito, à Prefeitura, à equipe, ao Dr. Shalub e a todos”, vibrou.

Segundo o médico Sidney Chalub, Parintins é a única cidade a realizar cirurgia bariátrica no serviço público com resultado direto não apenas na perda de peso, mas na devolução da saúde às pessoas. “É a chamada cirurgia metabólica, porque a gente cura uma doença crônica que tira a vida e é a maior causa de cegueira, amputações e insuficiência renal. É uma perspectiva diferente”, ressaltou o médico.

O prefeito Bi Garcia lembrou que, desde sua primeira gestão, a Prefeitura de Parintins já realizou três jornadas de cirurgias bariátricas. Disse que os relatos de cura de doenças crônicas como diabetes lhe deixam extremamente satisfeito e convencido a continuar trabalhando pela população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui